Mourinho. “Num Sesimbra vs Barreirense, fiz um golo ao Neno; o Julio Iglésias não se lembra, mas levou uma chapelada”

Kali Ma Mais 09/22/2020
Tovar FC

author:

Mourinho. “Num Sesimbra vs Barreirense, fiz um golo ao Neno; o Julio Iglésias não se lembra, mas levou uma chapelada”

O currículo fala por si: quatro títulos europeus. Quatro. Dois pelo Porto (Taça UEFA 2003, Liga dos Campeões 2004), um pelo Inter (Liga dos Campeões 2010) e um pelo United (Liga Europa 2017). Tantos quanto Nereo Rocco (todos pelo Milan), Bob Paisley (todos pelo Liverpool) e Alex Ferguson (um pelo Aberdeen, três pelo United). E só a um do rei Giovanni Trapattoni (quatro pela Juventus, um pelo Inter). Contas feitas, José Mário dos Santos Mourinho Félix é o único com conquistas da UEFA por três equipas. Que categoria.

Para chegar a esse estatuto, Mourinho tem de começar por algum lado. O ponto de partida é o dia 23 Setembro 2000. Faz hoje 20 anos a sua estreia, num Boavista vs Benfica para a 5.ª jornada da 1.ª divisão. Mourinho substitui Heynckes e lança o primeiro onze com Enke; Dudic, Paulo Madeira, Ronaldo e Rojas; Meira; Poborsky e Maniche; Carlitos, Van Hooijdonk e Sabry. O clássico do Bessa é resolvido aos dois minutos, por Duda. A vitória do Boavista é incontestável (estamos, já agora, a falar do futuro campeão português, liderado por Jaime Pacheco) e o próprio Mourinho reconhece-o sem pejo.

“Os níveis de confiança estão muito em baixo e isso reflectiu-se no jogo de hoje. Além disso, sofrer um golo aos dois minutos de jogo não ajuda nada. Penso que aminha equipa necessitava de 15/20 minutos de estabilidade para começar a arriscar mais durante o jogo. Com aquele golo, a instabilidade aumentou e passámos a jogar de uma forma mais emocional.” E sai então a primeira frase especial de Mourinho. “Mais do que uma chicotada psicológica, esta equipa precisa de uma chicotada metodológica.”

Mourinho tem então 37 anos de idade, é um jovem trabalhador incansável, com mundo. Entenda-se por mundo a diversidade de oportunidades laborais, como adjunto de Bobby Robson no José Alvalade, nas Antas e em Camp Nou. Mal se assume como treinador principal, por obra e graça da teimosia do presidente Vale e Azevedo, com a preciosa ajuda do director de comunicação Eládio Paramés, a vida de Mourinho dá uma cambalhota. E a de Portugal também.

Antes, Mourinho é olheiro das equipas do pai. E antes, muito antes, é jogador da bola. O seu currículo inclui um hat-trick como suplente num jogo da Taça de Portugal. É obra. No Restelo, jogam Belenenses e Vila Franca a 7 Novembro 1982, um dia de chuvas torrenciais por todo o país, ao ponto de adiar nove dos 64 jogos agendados para esse fim-de-semana. Nesse sábado, três mil pessoas aparecem no Restelo para presenciar uma goleada pouco comum de 17:0. Isso mesmo, 17. E o árbitro Amândio da Silva ainda anula dois golos, ambos a Bule. Ao intervalo, 8:0. No balneário, Mourinho pai lança Mourinho filho para o lugar de Djão. O resultado é formidável, Mourinho faz o 9:0 aos 48 minutos, o 13:0 aos 80’ e 16:0 aos 88’. ‘No terceiro golo, Mourinho correu para os braços do pai, no banco de suplente’, recorda (e bem) o guarda-redes Figueiredo, também conhecido por ter sofrido o primeiro golo da carreira de Ronaldo, o brasileiro. Um fenómeno, como Mourinho.

Cinco perguntas do Tovar FC ao treinador dos quatro títulos europeus

Guarda ainda camisolas de algum clube do seu tempo de jogador?

Claro que sim. Guardo aquelas que desviei porque na altura não tinhamos duas camisolas por jogo, tinhamos duas para a época toda. Incrivelmente tenho uma do Beleneneses ainda dos infantis, bem pequenina com o numero 8 de um jogo que fizemos no Estádio do Restelo, quase cheio, antes de um Belenenses-Benfica para a liga.

Qual foi o melhor jogador com quem jogou? (companheiro ou adversário)

Joguei contra o sr João Alves no campeonato de reservas: eu no belenenses e o sr João Alves, depois de uma lesão grave, na reserva do Benfica. Num Sesimbra-Barreirense, fiz um golo ao Neno. O Julio Iglésias não se lembra mas levou uma chapelada. Colegas? Vários grandes jogadores no Rio Ave e Belenenses.

Qual foi o seu melhor jogo?

Talvez um Sesimbra-Marítimo. Enganei o sr Veiga Trigo com um salto para a piscina que nos deu penálti e vitoria por 1-0. Joguei mesmo muito nesse dia, ou enganei-me ou dormi mal; seja como for, joguei muito.

Sente saudades de um bom pelado?

Saudades de me esfolar, não; mas saudades de pelados com mais gente que muitos jogos da primeira liga de hoje, sim. E saudades dos ambientes puros de domingo à tarde por esse pais fora.

Alguma vez jogou contra Sporting ou Benfica? (pergunto porque jogou nos juniores do Belenenses)

Infantis, iniciados e juniores, joguei contra Benfica e Sporting. Nas reservas, também joguei com Benfica e Sporting mais FC Porto.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *