Great Scott #530: Primeiro jogador a marcar mais de 100 golos de penálti?

Great Scott Mais 04/29/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #530: Primeiro jogador a marcar mais de 100 golos de penálti?

Ronald Koeman

Campeão europeu pelo PSV, campeão europeu pela Holanda, campeão europeu pelo Barcelona. A vida de Ronald Koeman é uma azáfama.

Dono de um senhor pontapé (que o diga Vítor Baía naquele 3:0 ao FC Porto em Camp Nou na ½ final da Liga dos Campeões 1994), a qualidade artística de Koeman é soberba. A liderança espiritual, o posicionamento em campo e a colocação das bolas paradas é um hat-trick venenoso para qualquer adversário.

Naquele Barcelona de Cruijff, ainda pré-Bosman, há quatro estrangeiros e só três sonham com a entrada no onze. Cruijff alterna Laudrup, Romário e Stoitchkov. Isso mesmo, Koeman é inamovível. E nem é empatia holandesa, é mesmo a natureza dos factos.

Koeman é um jogador xxl, seja a proteger a área de Zubizarreta, seja a agredir a do rival. Não há ninguém como ele, ainda por cima é um finalizador nato, sem acusar pressão nos momentos decisivos, como na ½ final do Euro-88 em Hamburgo. Está 1:0 para a RFA e é penálti para a Holanda, por falta (inexistente) de Kohler sobre Van Basten.

Com a bola na marca, Koeman prepara-se para o remate e Brehme segreda qualquer coisa ao ouvido de Immel. Qual quê, é o típico penálti de bola para um lado, guarda-redes para o outro e toma lá o 1:1.

Curiosamente, um ano depois, em Fevereiro 1989, Koeman falharia um penálti com características idênticas. Em Eindhoven, é dia de decisão na Supertaça europeia. O Malines, vencedor da Taça das Taças vs Ajax (1:0), ganha 3:0 ao outro grande holandês na primeira mão. Na segunda, 0:0 até ao penálti apitado pelo sueco Fredriksson, por outra falta inexistente.

Preud’homme agiganta-se para impor respeito. Acto contínuo, Erwin Koeman, irmão de Ronald e jogador do Malines, vai à baliza e segreda-lhe ao ouvido. Ronald parte para a bola e atira para a bancada. É o sexto e último penálti falhado por Ronald em toda a carreira.

De resto, 103 golos. Ya, isso mesmo, 103 entre Groningen, PSV, Barcelona, Feyenoord e Holanda.. O histórico centésimo é anotado em Roterdão, vs Utrecht, aos 88 minutos. Lá está, pressão alta (está 1:1) e golo. Estamos em Outubro 1996. No início da década anterior, em Novembro 1980, é o primeiro penálti de todos num NEC vs Groningen. Aos 27 minutos, um jovem de 17 anos avança e faz o solitário 0:1.

Daí para a frente é quase um sempre te avias. A época mais certeira é a de 1989-90, com 15 golos em 15 penáltis. Aliás, a estatística é particularmente curiosa na parte final da carreira. Desde a tal bola para a bancada no PSV vs Malines, o bom do Koeman marca 71 penáltis seguidos. Chi-ça, carreeeeega.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *