Great Scott #689: Último canhoto a marcar o primeiro penálti de um desempate em Mundiais?
Berti
A história dos penáltis de canhotos em desempates reúne uma série de personalidades distintas. Negrete, Brehme, Maradona, Branco, Hagi, Savicevic, Waddle, Balakov, Lizarazu, Cambiasso, Vieri, Loco Abreu, Hulk, Bryan Ruiz, Messi, Hugo Viana e por aí fora.
Dos 62 penáltis de esquerdinos, há 20 falhanços. Desses 20, quatro ditam a sorte da respectiva selecção. Em 1990, o fenómeno ocorre nas duas ½ finais com Serena no Itália vs. Argentina (defesa de Goycoechea) e Waddle no Inglaterra vs. Alemanha (por cima). Em 2006, Lehmann adivinha a bola de Cambiasso no Alemanha vs. Argentina e, em 2018, Akinfeev faz-se ao lance de Iago Aspa no Rússia vs. Espanha.
Se fizermos zoom aos casos esquerdinos de sucesso a apurar a sua selecção, habemus Cardozo no Paraguai vs. Japão e Loco Abreu no Uruguai vs. Gana, ambos em 2010. Quatro anos antes, na final do Mundial-2006, o lateral Grosso garante o título da Itália, vs. França.
Agora, quem é o último esquerdino a começar um desempate de penáltis em Mundiais? É o argentino Sergio Berti vs. Inglaterra. É o tal jogo palpitante dos oitavos do Mundial-98, com quatro golos e a expulsão de Beckham em 120 minutos de adrenalina. No desempate, Passarella escolhe Berti à frente de todos. A opção explica-se facilmente pela adoração do seleccionador pelo narigudo alcunhado de Bruxa desde os tempos do River Plate em 1990.
Na cobrança, Berti engana Seaman e estende a passadeira vermelha para a Argentina, vitoriosa no desempate por erro de Batty no 10.º e último remate. Jogador carismático, ainda hoje o mais novo de sempre a trocar o River pelo Boca (ou vice-versa), aos 21 anos de idade, Berti também é sobejamente conhecido pelos 12 cartões vermelhos em pouco mais de 250 jogos pelo River.
Os quatros canhotos a abrir o desempate
1986 Klaus Allofs RFA vs. México
1990 Hagi Roménia vs. Irlanda
1994 Garcia Aspe México vs. Bulgária
1998 Berti Argentina vs. Inglaterra