Great Scott #695: Único melhor marcador do Mundial sem cromo na colecção Panini?

Great Scott Mais 12/21/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #695: Único melhor marcador do Mundial sem cromo na colecção Panini?

Schillaci

A magia do Mujndial-90 reúne vários nomes do nosso contentamento: Omam-Biyik é o primeiro a despertar a nossa curiosidade. Seguem-se outros como o guarda-redes argentino Goycochea pelos penáltis defendidos, o holandês Rijkaard pela tripla cuspidela nos cabelos do alemão Völler, o inglês Gascoigne pelas lágrimas derramadas na ½ final.

Acredite, todos esses nomes nem sequer chegam aos calcanhares do italiano Salvatore Schillaci. Melhor marcador da 2.ª divisão pelo Messina em 1989, o avançado siciliano assina pela Juventus e joga com o número 11 nas costas, ao lado do 8 Rui Barros. Juntos, destroem o lendário Milan em Turim por 3:0 – Schilacci abre a conta e Rui Barros faz o resto com um bis.

No final dessa época 1989-90, Rui Barros vai de férias e Schillaci é chamado para representar a Itália no Mundial. A sua convocatória é uma surpresa e é o menos utilizado de todos os 19 jogadores de campo de Azeglio Vicini, com uma internacionalização.

O seu lugar é no banco, juntamente com Roberto Baggio. No primeiro jogo, o ferrolho da Áustria dá água pela barba à Itália. Às tantas, Schillaci entra para o lugar de Carnevale e, três minutos depois, assina o ponto. Um-zero, alívio e alegria na bancada.

No jogo seguinte, vs. EUA, a dupla de ataque continua a ser Carnevale-Vialli. A fechar a fase de grupos, vs. Checoslováquia, o seleccionador muda por completo de ideais e junta Schillaci mais Baggio. Os dois fazem os golos dessa noite, 2:0.

Na fase a eliminar, Schillaci mantém o seu registo e faz sempre o 1:0, vs. Uruguai, Irlanda e Argentina. Só muda o guião no 3.º e 4.º lugares como autor do definitivo 2:1 vs. Inglaterra, de penálti. Contas feitas, Schillaci é o melhor marcador do Mundial e ainda eleito pela FIFA o melhor jogador, à frente de Matthäus (2.º) e Maradona (3.º).

Schillaci é ainda hoje o único melhor marcador do Mundial sem lugar na colecção da Panini. Nada de estranho, o homem vem do nada e marca uma era.

Eis os 17 eleitos da Panini

Zenga

Tacconi

Baresi

Ferri

Ferrara

Bergomi

Maldini

De Agostini

Berti

Ancelotti

De Napoli

Giannini

Donadoni

Baggio

Vialli

Carnevale

Mancini

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *