Great Scott #737: Primeiro português expulso por um árbitro do seu país nas provas da UEFA?
Quaresma
Liga Europa 2010-11 é a competição europeia mais portuguesa de sempre, com três equipas na ½ final. Braga elimina Benfica na Pedreira pela regra dos golos fora, com um cabeceamento de Custódio, e FC Porto dá 7:4 ao Villarreal em 180 minutos de bola.
Antes, mesmo a seguir à fase de grupos, a UEFA sorteia os 16 avos e aí junta-se Besiktas mais Dínamo Kiev. A primeira mão é em Istambul, na Arena Vodafone. Sem Simão nem Manuel Fernandes, fora dos inscritos, o Besiktas vai a jogo com dois portugueses. Quaresma é titular, Hugo Almeida começa no banco.
O Dínamo ganha 4:1. Sem espinhas. O Besiktas atravessa um momento delicado e só consegue dar luta através de Quaresma, autor do 1:1 na sequência de um cruzamento da direita de Nobre. Daí para a frente, pobre Besiktas. A segunda parte é má de mais, o Dínamo constrói a vitória e, no último minuto, consolida a goleada com um penálti de Gusev.
O lance apitado por Pedro Proença suscita dúvidas e o árbitro português é obrigado a sair do estádio sob protecção policial. Até porque, entre o penálti do 1:4 e o final do jogo, Proença ainda expulsa Quaresma por pontapear Garmash.
Três anos depois, já em Portugal, para a 2.ª mão da ½ final da Taça de Portugal 2013-14, há um reencontro entre Proença e Quaresma na Luz. O FC Porto parte em vantagem, 1:0. O Benfica iguala a eliminatória, por Salvio. Ainda antes do intervalo, o lateral Siqueira vê dois amarelos e deixa o Benfica com menos um. E agora?
Varela dá um ar de sua graça e obriga o Benfica a marcar mais dois golos para ir ao Jamor. E não é que o FC Porto, em vantagem numérica, entra em parafuso? Enzo 2:1, de penálti, André Gomes 3:1, em vistosa jogada individual. Já de cabeça perdida, o FC Porto vê-se reduzido a dez por expulsão de Quaresma. Um quid pro quo com Maxi Pereira é resolvido por Pedro Proença com cartão vermelho. Na bancada, Jorge Jesus, também ele expulso, vê o extremo sair de cara fechada e seguir para o balneário, onde encontrará o seu treinador Luís Castro, outro dos avermelhados por Proença.