Great Scott #997: Primeiro estrangeiro a marcar no dérbi de Lisboa para a 1.ª divisão?

Great Scott Mais 03/21/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #997: Primeiro estrangeiro a marcar no dérbi de Lisboa para a 1.ª divisão?

Hrotko

Tricampeão em título, o Sporting arranca a época 1953-54 de olho no inédito tetra. À saída do obreiro do tri, uma equipa técnica formada pelo inglês Randolgph Galloway e pelo português Álvaro Cardoso, o Sporting contrata o húngaro Joseph Szabo, uma espécie de regresso do filho pródigo, coadjuvado por Tavares da Silva.

Entre os reforços mais badalados, um destaca-se dos demais e é também húngaro: chama-se Janos Hrotko, já tem 31 anos de idade e uma experiência internacional considerável desde a saída da Hungria natal em 1946 – primeiro é Itália, com Bari e Pro Sesto, depois é Espanha, no Saragoça.

A sua adaptação ao futebol português até nem começa bem e é expulso na Covilhã, aos 11 minutos, por agredir um adversário sem bola. Apanha quatro jogos de suspensão e, além disso, o Sporting multa-o. Até Dezembro, a 1.ª divisão é muito competitiva e há quatro equipas a lutar pelo título de campeão. Quando o Sporting solta o grito do Ipiranga, acaba-se a papa doce e o tricampeão vira tetra com uma vantagem confortável de 7 pontos sobre FC Porto, 11 sobre Benfica e 12 sobre Belenenses. Na última jornada, a da consagração, o Sporting ganha 3:2 ao Benfica no Jamor com bis de João Martins a dar a volta ao marcador, já na segunda parte. Antes do intervalo, o primeiro golo do Sporting é apontado por Janos Hrotko, aos 27 minutos, de penálti. É ele o primeiro estrangeiro a marcar no dérbi de Lisboa para a 1.ª divisão. O segundo é o brasileiro Vadinho em 1957 e o terceiro é o peruano Seminario em 1959.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *