Great Scott #34: Último melhor marcador do campeonato búlgaro a transferir-se para Portugal?
Iordanov
O futebol búlgaro é uma preciosidade e Portugal aproveita-o como mais ninguém. Veja-se bem a sequência dos melhores marcadores do campeonato búlgaro na nossa 1.ª divisão: Mladenov (aterra cá em 1986, Belenenses), Slavkov (1987 Chaves), Eranosyan (1989 Vitória FC) e Guetov (1989 Portimonense).
O quinto e último elemento é Iordanov em 1990-91, com 21 golos dos 42 assinados pelo modesto Lokomotiv Gorna Oryahovitsa (8.º classificado). O campeão búlgaro é o Etar Tarnovo, primeiro e único título da sua história. Quem é a estrela cintilante desse timaço? Balakov. Que joga só até Janeiro. Na reabertura do mercado, assina pelo Sporting e estreia-se vs Penafiel, no José Alvalade. Na época seguinte, Balakov recebe a companhia de mais dois búlgaros: Iordanov (o tal rei do golo, celebrérrimo pelo bis ao Marítimo no Jamor) e ainda Genchev (companheiro de Balakov no Etar e famoso pelo golo de bicicleta ao Benfica na final da Taça de Honra da AF Lisboa).
A apresentação de Iordanov é sobejamente conhecida. “O Sousa Cintra foi buscar-me ao hotel e levou-me ao estádio, onde estava a decorrer um meeting internacional de atletismo, com nomes grandes como Serguei Bubka. Entrámos pela pista de tartan e cumprimentei o Bubka, vê bem. O Bubka. O estádio estava todo animado e aquilo foi só o primeiro momento de empatia entre mim e os sportinguistas.”