Great Scott #604: Único jogador a falhar penáltis em Europeus e Mundiais?
Ronaldo
A história dos penáltis de Portugal em grandes competições é simples, não tem nada que saber.
1966 Eusébio vs Coreia do Norte, golo
1966 Eusébio vs Coreia do Norte, golo
1966 Eusébio vs Inglaterra, golo
1966 Eusébio vs URSS, golo
2006 Ronaldo vs Irão, golo
2006 Simão vs México, golo
2016 Ronaldo vs Áustria, errrrrr
2018 Ronaldo vs Espanha, golo
2018 Ronaldo vs Irão, errrrrr
2021 Ronaldo vs Hungria, golo
2021 Ronaldo vs França, golo
2021 Ronaldo vs França, golo
Contas feitas, 10 golos em 12 penáltis. Os dois erros pertencem ao mesmo jogador: Ronaldo no Euro-2016 e, depois, no Mundial-2018. Se estendermos a pesquisa para todos os jogadores com penáltis falhados nessas duas competições, Ronaldo é o único.
Incrível, e verídico.
O penálti vs Áustria é o clássico ‘bola para um lado, guarda-redes para o outro’. Almer é enganado, sim, só que a bola embate no poste e o empate a zero manter-se-ia até ao final do jogo, a contar para a segunda jornada da fase de grupos.
Já o penálti vs Irão é diferente, em tudo. Primeiro, a selecção está em vantagem com a tal trivela de Quaresma antes do intervalo, Aos 50’, quando Ronaldo é derrubado à entrada da área e é necessária a intervenção do VAR, o 1:0 é sinónimo de tranquilidade. Para Portugal, quero dizer.
O problema é Queiroz. Fala-se muito, demais até, do seleccionador do Irão. E os jogadores sentem o peso. Ronaldo passa ao lado do jogo e escapa ao cartão vermelho por uma cotovelada. Antes, falha o penálti. Ou melhor, defende Beiranvand com um salto para a sua esquerda.
Seja como for, nunca visto e jamais repetido, a cena dos penáltis de Ronaldo em Europeus e Mundiais. É história como agá minúsculo.