Great Scott #762: Quem é a heroína da primeira derrota da Itália em casa na qualificação para o Europeu? (feminino)
Paula Freitas
A Itália é uma squadra valente, também no feminino. Existe desde 1968 e reúne algumas artistas de elevado nível como a goleadora Carolina Morace, figura indiscutível dos anos 80/90 e 12 vezes campeã italiana por oito clubes. Ya, oito – para onde ela ia, essa equipa ganha a todas as outras.
Em Junho 1994, no último jogo de qualificação para o Euro-95, Itália recebe Portugal em Carrara. A 9 italiana é Morace, a 9 portuguesa é Carla Couto. E é ela quem abre o marcador aos 16 minutos, na sequência de uma recuperação de bola de Cazuza no meio-campo. A desmarcação para Anabela é primorosa, o remate de primeira é defendida por Antonini e a recarga vitoriosa é de Carla Couto.
Surpreendente, Portugal está a ganhar em Itália. Sol de pouca dura. Aos 25’, Ulivi faz um cruzamento largo e Gena, tapada pelo sol, deixa entrar. Tudo de volta ao mesmo, 1:1. Na segunda parte, a Itália beneficia de um penálti por mão de Bé. Chamada a bater, Carta atira à trave. A Itália vai-se abaixo e Portugal aproveita para fazer história. Carla Couto, sempre ela, ganha a Marshetti no meio-campo italiano, avança campo dentro e cruza para trás, onde aparece Paula Freitas a chutar com determinação. A bola ainda bate no corpo de Tessa antes de beijar a rede.
Soa o apito do árbitro, Portugal acumula a terceira vitória seguida na qualificação e a Itália perde em casa pela primeira vez em qualificações para o Europeu. É mesmo história com agá maiúsculo, cortesia António Simões, o nosso seleccionador. O deles é Communardo Nicolai, lendário capitão do Cagliari campeão italiano em 1970. O homem está tão atrapalhado que nem fala à imprensa e só deseja boa viagem a Portugal para casa.
Para a história, aqui vai o onze de Portugal em 4-4-2
Gena (Boavista)
Carla Rodrigues (Trajouce)
Bé (Lobão)
Cazuza (Sporting)
Paula Reis (Boavista)
Patrícia (Trajouce)
Rosalina (U. Coimbra)
Paula Freitas (Boavista) (cap)
Adília (Trajouce)
Carla Couto (Trajouce)
Anabela (Boavista)