Great Scott #884: Último guarda-redes português a defender um penálti num pelado para a UEFA?
Conhé
O Braga resolve cedo a primeira eliminatória da Taça UEFA 1978-79, com 5:0 no 1.º de Maio. Só à sua conta, o avançado Chico Gordo marca quatro golos, os três primeiros entre os minutos 2 e 19. O último é aos 77. Pelo meio, Lito assina o momentâneo 4:0. O adversário é o frágil Hibernians, de Malta.
Na segunda mão, daí a 15 dias, a 20 Setembro, o Braga viaja até Malta para uma viagem descontraída. O Hibernians joga num pelado, tal como algumas equipas da 1.ª divisão portuguesa. O treinador Fernando Caiado faz um onze com dez portugueses e um brasileiro (Ronaldo). E é este quem comete o primeiro dos três penáltis da tarde.
Ronaldo pisa o pé de Spiteri e o árbitro austríaco Fahlend apota para a marca do castigo máximo. Mizzi avança, Conhé defende para a frente e Mizzi faz a recarga com êxito. Antes do intervalo, o inevitável Chico Gordo assina o seu quinto golo da eliminatória, de penálti, a castigar mão na bola de Ellul.
Na segunda parte, Ronaldo redime-se do penálti e cabeceia para a reviravolta no marcador, na sequência de um canto do esquerdino João Cardoso. O Hibernians enche-se de brio e dá a volta, com golos de Mizzi (outro penálti, por mão de João Cardoso) e Spiteri, já com o guarda-redes suplente João à baliza, substituto de Conhé por opção técnica.