Great Scott #928: Primeiro preparador físico em Portugal a levar os jogadores para aquecimento antes dos jogos?
Otokar
Figura imensa no mundo do Slavia Praga, o nome de Otto Hemel começa a circular nos inícios dos 40 nas páginas dos jornais checoslovacos (que saudades de escrever isto). A descrição é invariavelmente a mesma: jogador versátil, atlético, rápido, forte e bom rematador.
O seu sonho de criança é jogar na mesma equipa de Bican e Kopecký. Sorte a dela, com muito talento à mistura, Otto entra no plantel do Slavia com esses dois heróis, mais os irmãos Bradác, em 1942. Na estreia oficiosa, vs. Slaný, o Slavia dá uma tareia de 9:1 e Otto assina cinco golos à sua conta. Nessa época 1942-43, a jogar mais vezes a extremo-direito que a extremo-esquerdo, Hemele acumula 22 golos e ajuda o Slavia a sagrar-se campeão em plena 2.ª Guerra.
O serviço militar é então uma obrigação e afasta-se do Slavia por dois anos. Quando regressa, tudo está mudado. Para pior. Bican já não mora lá e o próprio nome Slavia é coisa do passado. Otto não esmorece e continua ligado ao seu amor. Ao todo, de 1942 até 1964, uma impressionante marca de 274 golos em 332 jogos.
Internacional checoslovaco por dez vezes, marca quatro golos e participa em dois jogos no Mundial-54, vs. Suíça e Uruguai, duas derrotas indiscutíveis com um total de 0:7 em golos. Mesmo retirado, faz-se jogador das velhas glórias do clube ao mesmo tempo que é dirigente, presidente e exímio contador de histórias no convívio com os adeptos.
Também é treinador. De outros clubes, queremos dizer. E até se aventura para fora da Checoslováquia. Como o AEL Limassol, no Chipre. E o FC Porto, em Portugal, na época 1969-70. É ele o treinador de atletismo e também adjunto do treinador de futebol escocês Tommy Doherty. Por essa altura, Otto Hemel vira Otokar. O plantel mete-se constantemente com ele nas viagens, Otokar = autocarro.
É ele, Otokar, o primeiro a levar os jogadores a fazer aquecimento no relvado antes dos jogos. A estreia acontece em Março 1970 numa derrota pesada nas Antas, vs. Vitória FC, por 3:0 – já na primeira volta, no Bonfim, o FC Porto apanhara cinco-secos. Então e antes, como se faz o aquecimento? No balneário, ora essa.