Great Scott #1035: Único a marcar 8 golos num só jogo vs U. Madeira?
Nordahl
Bertil, Knut e Gunnar, eis os três irmãos Nordahl, todos titulares da Suécia campeã olímpica 1948 em Wembley. Do trio, só Gunnar dá espectáculo como autor de sete golos, um dos quais na final vs. Jugoslávia.
Com a transferência para o futebol profissional do Milan nesse Verão de 1948, Gunnar perde o lugar na selecção sueca, só atribuído aos amadores. Perde-se um goleador de créditos firmados, com 43 golos em 33 internacionalizações.
O Milan, esse, ganha um ponta-de-lança a tempo inteiro. A sua fama é indiscutível e ganha o título de melhor marcador da 1.ª divisão italiana por cinco vezes, algo nunca visto e jamais repetido.
O apelido Nordahl continuaria a dar que falar através do filho de Gunnar, um tal Thomas. Também ele chega à selecção sueca, de olho no Mundial-70. Antes de chegar ao México, a Suécia faz uma digressão em Portugal continental e ilhas. No processo, presta-se uma visita à Madeira. Nos Barreiros, o União é cilindrado por insultuosos 23 a zero. É um jogo à porta fechada, só com direito a imprensa.
O União, equipado à França, próxima adversária da Suécia na qualificação para o Mundial-70, joga com Franco; Aires, Cova, Carlos e Rafael; Reis e Egídio; Rui, Luís, Brás e Gomes Pinto.
Já a Suécia apresenta Larsson (Örebro); Crolsqvist (Landskrona), Olsen (Gais), Tapper (Malmö) e Kristenson (Malmö); Linderoth (Öster) e Olsberg (Malmö); Ohlsson (Hammarby), Persson (Örgryte), Nordahl (Örebro) e Brzokoujil (Landskrona).
Ainda entra Kindvall (Norrköping) Nordahl chama a si o protagonismo e assina oito golos, Ohlsberg cinco e Kindvall quatro. Os outros seis repartem-se por Linderoth, Tapper e Olsson, todos com um bis.