Great Scott #729: Quem marca o primeiro golo da 1.ª divisão a cores na RTP?
Babá
Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade. A chegada à Lua, e, vá, a chegada da cor às transmissões televisivas na RTP. O futebol também é brindado com essa modernice, no primeiro jogo em directo da 1.ª divisão 1980-81.
As cobaias apresentam-se no Estádio 25 Abril, em Penafiel, a partir das 1855. Cinco minutos depois, o árbitro internacional António Garrido dá o apito inicial. De um lado, o Penafiel de vermelho com o jogador-treinador António Oliveira. Do outro, o Belenenses de azul com o guarda-redes Delgado.
O narrador da RTP é o enorme Nuno Brás, os comentários pertencem a Artur Jorge, é um sábado 18 Outubro 1980. Na ressaca de um inesperado 0:0 de Portugal em Glasgow, com uma exibição cinco estrelas de Bento, a 1.ª divisão regressa em força e o Penafiel ganha 1:0. Se a pontaria estivesse afinada, a diferença até seria maior. Isto porque Valter falha um penálti aos 44 minutos. A bola sai ao lado do poste de Delgado, na sequência de um mão de Nogueira.
O único golo da tarde-noite sai da cabeça de Babá, após cruzamento primoroso de Oliveira na direita. O número 10 do Penafiel entra pelo corredor e cruza de uma forma elegante. Babá eleva-se sozinho e dá a vitória, além de entrar na história da RTP a cores. Já agora, a primeira expulsão na RTP a cores é também em Penafiel, a 1 Novembro 1980. Aos 85 minutos, Chico Gordo vê amarelo do árbitro José Lourenço e refila com gestos. Acto contínuo, vê o vermelho e o Vitória FC joga com dez elementos até ao fim.