Great Scott #11: quem é o melhor marcador das camadas jovens da selecção portuguesa no século XX?

Great Scott 04/21/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #11: quem é o melhor marcador das camadas jovens da selecção portuguesa no século XX?

Simão 48

Simão faz tudo bem, seja à direita, ao meio ou à esquerda. Joga, distribui e é o marcador oficial de penáltis e de alguns livres directos. Ainda no seu reportório, uma velocidade fantástica e um pé direito fabuloso, capaz de enganar qualquer um.

Formado nas escolas do Sporting, estreia-se na 1.ª Divisão pela mão de Octávio Machado. E marca (3-0 ao Salgueiros, no Porto, em Maio 1997). Sensação que se repetr ao serviço da selecção nacional (2-0 a Israel, em Novembro 1998, no Bonfim, em Setúbal). As belas exibições levam-no para o Barcelona, onde encontra o ídolo Figo. Que sai no Verão seguinte, para o Real Madrid. Tudo aponta então para a titularidade. Só que uma lesão atraiçoa os seus objectivos. Com presença intermitente no Barça, faz por regressar a Portugal (Benfica) com o objectivo de jogar o Mundial-2002. Azar dos azares, lesiona-se gravemente a três meses da competição, durante o particular com a Finlândia, no Bessa.

Recuperado, vira símbolo do Benfica com golos, muitos golos, e variadas jogadas de génio. É campeão português em 2005. Coincidência das coincidência, o jogo do título é no Bessa (1-1). Faz trinta por uma linha e transfere-se novamente para Espanha, agora Atlético Madrid, onde se faz capitão na Supertaça europeia 2010, vs Inter.

Antes deste intensa movida, Simão já é um craque da selecção. A maior prova é a fome de golo. Ao todo, 48 golos (44 pelo Sporting e quatro pelo Barcelona). O seu melhor ano é o de 1996, com três hat-tricks: Noruega em Fevereiro, Dinamarca em Março e Croácia em Maio. Dois anos depois, em 1998, joga com a Grécia. O 1-0 é de Karagounis, o 1-1 de Simão. Anos depois, juntos ao vivo e a cores no Benfica.

Só para compor o ramalhete, outras máquinas do golo nas camadas jovens de Portugal? Bambo 34, Zeferino 34, Dani 33, Nuno Gomes 29, Paulo Costa 28, Gil 27, JVP 25.

Outras perguntas engraçadas (ou não):

Mais golos como suplente? Moreira 6

Mais golos como capitão? JVP 16

Mais golos de penálti? Figo 7

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *