Great Scott #13: Único central a marcar três golos na primeira parte? (só 1.ª divisão)
Filgueira (Belenenses)
Um golo ao Sporting (pelo Chaves 1990), outro ao Porto (Vitória FC 1994) e mais um ao Benfica (Belenenses 2001). Completado o ciclo dos grandes, o central brasileiro apresta-se para uma proeza de alto nível, o do hat-trick na primeira parte, e fora de casa. É o jogo de sexta-feira à noite, na Póvoa de Varzim.
O 1-0 é de cabeça, na sequência de um canto, aos 17 minutos. O 2-0 é com o pé direito, dentro da pequena área, aos 27’. Em vantagem, o Belenenses desfruta da bola e quer mais. Só que as torres de iluminação fazem black-out aos 35 minutos. O apagão pouco mais de quarto de hora. O jogo reinicia-se com um lançamento lateral. Pouco depois, 3-0. Filgueira, pois claro. Com o pé direito, na ressaca de um livre para a molhada.
Na segunda parte, Vinicius reduz antes do 5-1 por Neca mais Tuck (de penálti, já sem Hilário na baliza varzinista, substituído por Litos aos 72’). O dia é de Filgueira, o primeiro central a marcar três golos na primeira parte, três dias depois do ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque.