Sporting 1:0 MTK (versão CM 2)
Sexta-feira, 15 de Maio de 1964. O empate a três em Bruxelas implica uma finalíssima em Antuérpia para decidir o vencedor da Taça das Taças. No caminho para a decisão, o Sporting surpreende duplamente a Europa, tanto na imposição da maior goleada da história (16:1 ao Apoel) como na reviravolta sobre o Manchester United (de 1:4 em Old Trafford para 5:0 no José Alvalade). O MTK também dá que falar nas meias-finais e elimina espantosamente o Celtic (0:3 em Glasgow, 4:0 em Budapeste).
Só uma alteração no onze leonino de um jogo para o outro: a saída do extremo-esquerdo Bé (lesionado) para a entrada de Pérides. É troca por troca? Nem por isso, há aqui uma série de nuances. Na véspera, o treinador Anselmo Fernández (arquitecto de profissão; é dele, em parte, o desenho do Estádio José Alvalade) informa Morais da titularidade como extremo e não na defesa, como sucedera em Bruxelas. Isso implica o recuo do capitão Fernando Mendes para o centro da defesa, ao lado de Alexandre Baptista, e a deslocação de José Carlos para a lateral-esquerda. Como consequência, Pérides joga no meio-campo com Géo.
Se o 3-3 da final em Bruxelas enche as medidas de qualquer adepto do golo, o golo de Morais na finalíssima em Antuérpia é uma gota no oceano. E que bela gota. Recordemos o relato de Artur Agostinho na Emissora Nacional: “Morais afaga a bola, parece falar com ela, coloca-a na marca…. vai marcar o cantooooo……… a bola parte, com boa conta,…………. gooolo, é goooooolo do Spoooooorting!”.
Morais diria de sua justiça. “Virei-me para o banco e confirmei se era eu. O técnico acenou-me que sim. Lá fui. Peguei na bola com jeitinho, disse-lhe umas palavrinhas amigas, dei-lhe um beijinho… Depois, mal senti o pé a bater nela fiquei logo com a sensação de que seria golo. Parece que o tempo parou ali. Observei a trajectória do esférico, vi o Figueiredo a correr para o primei
ro poste e o guarda-redes atrás dele para interceptar o eventual cabeceamento do desvio, mas o destino estava traçado. A bola passou por cima dos dois e acabou por entrar junto ao segundo poste. Foi a euforia total mas não foi um golo de sorte. Ao longo da carreira, marquei mais uns quantos da mesma maneira.”
É ele, João Pedro Morais. Nascido em Cascais a 6 de Março de 1936, começa a jogar futebol no concelho, pelo Sporting de Alcabideche. Aos 14 anos, já treinava com os seniores. Aos 15, os juvenis do Estoril contratam-no e é aí que um dirigente do Caldas o alicia com um monte de réis. Ao mesmo tempo, o Benfica chega a acordo com o Estoril, com outra assinatura de Morais. Provada a autenticidade dos dois contratos assinados por Morais, a federação portuguesa suspende-o por 12 meses.
O castigo seria reduzido para metade devido a uma amnistia. Passada a suspensão, Morais vai para o Torreense e daí para o Sporting, onde se estreia com os brasileiros do Vasco da Gama. O seu sonho é ser um goleador mas acaba por jogar mais recuado. Uma vez, para não jogar à defesa, inventa uma desculpa e é dispensado de uma digressão do Sporting ao Brasil. Em 1963-64, Morais está tapado por Hilário e é convocado para a final da Taça das Taças à última hora, através dos altifalantes de Alvalade. Porquê? Hilário lesiona-se durante o jogo com o Vitória FC, para a Taça de Portugal, a três dias da viagem para a Bélgica. Ele há coincidências.
Que comece o jogo.
Captain
You have not selected a team captain, so Fernando Mendes has been set as captain.
Confirm substitution
You have choosen to bring Pérides to replace Bé. Complete the substitution?
Yes
Go ahead and play match?
Yes
1
MTK start the match
7
Kuti with a simple pass
Sandor cuts inside
Shot comes in from Sandor !
Over the bar
11
Vasas with an angled through ball
Kuti away and in the clear !
A great chance to score…
But Carvalho turns it away and behind !
13
Osvaldo running at the defence
He’s found some space !
But it goes wide of the post
16
Inviting low cross from Boeder
Kuti through on goal !
He tries to slide it past Carvalho…
But Carvalho saves it
20
Morais runs up to the ball
Morais crosses early to the far post
Keszler heads behind
Corner says the ref
Corner to be taken by Morais
Morais with the cross
GOAL FOR SPORTING !!
Kovalik was helpless to stop it
MTK restart the game
27
Figueiredo plays it in behind the defence
Mascarenhas gets clear of the defence !
Kovalik comes out to meet him…
And saves it
45
Half time
46
Sporting get the second half underway
52
Osvaldo with electric pass
Figueiredo shots towards goal !
But it goes well over
58
Geo passes the ball short
Hit first time by Mascarenhas
But it comes off a defender and goes wide
67
Sandor with a probing pass
Bodor unleashes the shot !
But Carvalho saves it in style
81
Morais upends Kovacs
Free kick to MTK
Halapi goes to take it
Struck towards goal to Sandor
But it goes wide for a goal kick
83
Sandor with a mazy drible
Shot comes in from Sandor
But he puts it over for a goal kick
86
Ambicious long rage drive in by Kuti
And the ball hits the post !
90
Full time