Great Scott #40: Maradona dá quantos toques na bola no dia da apresentação pelo Nápoles?

Great Scott 06/01/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #40: Maradona dá quantos toques na bola no dia da apresentação pelo Nápoles?

8

Passam-se só sete dias. Uma semana depois da inesquecível meia-final do Euro entre França e Portugal, com os bis de Jordão mais Domergue e suspense garantido até ao 3:2 de Platini aos 119 minutos, o futebol volta às primeiras páginas dos jornais com a notícia mais sensacional do mercado.

Diego Maradona sai do Barcelona e assina pelo Nápoles a 30 Junho. A cidade napolitana endoidece. Cinco dias depois, o San Paolo enche-se com 70 mil pessoas para ver a apresentação do argentino – cada um paga o equivalente a um euro e meio para entrar no estádio. Logo ali é baptizado de scugnizzo, o rufia dos subúrbios. Atenção gente do Norte (aka Juventus, Milan e Inter), o sul vai varrer-vos do mapa.

Vestido com calças de fato de treino azul (como convém) e t-shirt branca, Diego entra no estádio e vai directo para uma sala improvisada de imprensa, por debaixo do relvado. Os jornalistas acotovelam-se, os fotógrafos nem se fala. A primeira pergunta é um desastre, sobre a influência e o dinheiro da Gamorra nas negociações do contrato do genial 10. Em bom português, Nápoles é uma das três cidades mais pobres da Europa de topo e acaba de aterrar o jogador mais caro de sempre. A cara de Maradona é um poema. O presidente Corrado Ferlaino assume o microfone – e a responsabilidade da resposta. Faz o dois-em-um: nega o envolvimento da máfia e expulsa o jornalista. A cara de Maradona continua um poema.

Feitas as apresentações, Maradona sobe ao relvado entre uma série de curiosos no relvado. O cenário repete-se: os jornalistas acotovelam-se, os cameramen nem se fala. O Nápoles cobra 30 mil dólares (trocado por miúdos, quatro milhões de escudos) a cada canal de televisão pela transmissão do evento. Até que a bola aparece. Diego dá oito toques, três com o pé direito e cinco com o esquerdo, antes de despachá-la para o ar azul (como convém). Na hora de falar livremente, diz de sua justiça: “Boa noite, napolitanos. Estou feliz por estar aqui. Força Nápoles.”https://www.youtube.com/watch?v=9684v4ul5es

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *