Great Scott #89: Único clube a ganhar a Taça de Portugal com vitórias sobre os três grandes?

Great Scott Mais 08/07/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #89: Único clube a ganhar a Taça de Portugal com vitórias sobre os três grandes?

Belenenses 1989

John Mortimore. Mesmo sem currículo e ilustre desconhecido, Borges Coutinho arrisca neste treinador inglês para o Benfica para a época 76-77 e o homem é campeão nacional, com nove pontos de avanço sobre o Sporting e dez sobre o FC Porto. Voltaria à Luz em 1985, na era Fernando Martins, para ganhar campeonato nacional + Taça em 86-87.

Um ano de interregno e Mortimore, ainda hoje com casa em Cascais, regressa aos relvados portugueses. É o Belenenses que aposta nele para 1988-89 e a verdade é que se dá bem. Pelo menos no início da época, quando elimina o Bayer Leverkusen (então o detentor da Taça UEFA) na 1.a eliminatória, com dupla vitória: 1-0 na RFA (Mladenov), 1-0 no Restelo (Adão). O panorama muda lá para Janeiro, quando Mortimore soma seis jogos sem ganhar no campeonato (cinco empates e uma derrota). Em oitavo lugar, o Belenenses opta pela chamada chicotada psicológica e entra o brasileiro Marinho Peres.

É ele quem faz história. Acto I, oitavos-de-final: 1-0 ao Porto no Restelo, com golo de Mladenov no prolongamento (101’), antes da expulsão do lateral portista Bandeirinha (103’). Acto II, meias-finais: 3-1 ao Sporting, por Douglas (42’), Baidek (70’), Saavedra (74’) e Mladenov (85’), antes da expulsão de Fernando Mendes. Acto III, final do Jamor: 2-1 ao Benfica, com aquele livre de Juanico a dar a vitória aos 79 minutos depois dos golos de Chico Faria (25’) e Vata (74’). Pelo meio, as expulsões de Valdo e José Mário.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *