Great Scott #131: Último jogo da 1.ª divisão com golos de irmãos?
Marítimo-Fafe
Irmandade total, parte i.
João Paulo Neto Martins nasce em Oliveira do Hospital a 30 Junho 1988 e forma-se jogador da bola no Sporting, dos infantis (2000-01) aos juniores (2006-07). Como sénior, salta para a Olhanense. Depois, Olivais, Atlético, Gil, Vizela, Mafra, Naval e Académico de Viseu. Em 2014-15, aterra no Penafiel e estreia-se finalmente na 1.ª divisão. Aos 26 anos de idade, marca logo no primeiro jogo, em casa, com o Belenenses, de penálti. Ironia do destino, o seu irmão assina pelo Belenenses em Dezembro. Quem? O irmão de João Martins é Carlos Martins. Mais velho que João (29 Abril 1982), também de Oliveira de Hospital e igualmente formado em Alvalade. Os dois encontram-se no Restelo, a 25 de Janeiro. Acaba 0:0. Duas semanas depois, João festeja o terceiro golo da época, em Paços de Ferreira. Uns minutos depois, Carlos silencia Afonso Henriques – o estádio, queremos dizer. O Belenenses sai vitorioso em Guimarães. É um fim-de-semana de arromba para a família Martins de Oliveira de Hospital, os irmãos marcam na curta distância de 39 quilómetros. É inédito?
Irmandade total, parte ii.
A última vez é com a família Xavier. Pedro marca no Académica 2:1 Rio Ave e Carlos no Sporting 3:2 Rio Ave, a 24 Março 1985. Curiosidade extra: marcam no mesmo minuto (16). Irmandade total.
Irmandade total, parte iii. Tsss tsss, irmandade total? Irmandade total é isto aqui ó: Marítimo-Fafe nos Barreiros, no dia 9 Novembro 1988. No onze do Marítimo, treinado por Ferreira da Costa, o extremo-direito é irmão (José Luís) do avançado (Jorge Silva). O resultado é 3:0, com todos os três a pertencerem-lhes. O primeiro de Jorge Silva, aos 6 minutos. Os outros dois de José Luís, aos 27 e 48 minutos. Que classe.