Great Scott #148: Quem é o primeiro português a marcar na Premier League?

Great Scott Mais 10/29/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #148: Quem é o primeiro português a marcar na Premier League?

Dani

Diz o próprio. “Estava tapado por jogadores fora de série. Primeiro o Balakov, depois o Pedro Barbosa. Não havia muita margem de manobra. Daí termos pensado numa transferência até ao Verão de 1996. Dos clubes interessados, lembro-me de West Ham e Valencia, mas havia mais um.”

De Alvalade para Upton Park, aí vamos nós. “Fui para Londres e encontrei uma realidade totalmente diferente. O West Ham estava em 16.º lugar e era preciso abanar aquilo para evitar a descida. Nesse Inverno, fui eu mais o Bilic e o Dumitrescu. Esse era um filósofo. Dava-me boleia do hotel para os treinos e vice-versa, uma pessoa impecável. Demo-nos bem dentro e fora do campo.”

Ainda bem que se fala disso, como era o futebol de lá? “Jogava-se muito pelo ar. Lembro-me de jogos em que fiquei tonto só de olhar para um lado e para o outro. A bola simplesmente não me caía aos pés. E eles eram muito físicos, para não falar dos campos, muito duros.”

Pois, uma realidade totalmente diferente, indeed. E os treinos? “Muitos meinhos, a maior dos quais ingleses vs. estrangeiros.” E os jogos? “Aaahhh, havia um certo glamour. Os estádios enchiam-se com facilidade, as pessoas aderiam à festa e os jogadores queriam fazer parte dela.”

A estreia está marcada para Upton Park, é o jogo com o Nottingham Forest. “Lembro-me que entrei perto do fim e tentei um chapéu de muito longe na única vez que tive a bola em meu poder. Não foi golo mas foi um aviso.” Uma semana e meia depois, Harry Redknapp lança Dani pela segunda vez, agora a titular. “Esse jogo saiu-me bem, marquei o golo da vitória. Ganhámos ao Tottenham e revi há pouco a entrevista que dei no final do jogo, ao lado do Iain Dowie, aquele avançado da Irlanda do Norte, agora treinador. Um tipo impecável.”

Lá está, Dani na história. Com apenas 19 anos. “Vejo-me no YouTube e era tão novinho, eheheheh. Foram bons tempos. No jogo seguinte, por exemplo, jogámos com o Chelsea. Sabes quem era o central? Ruud Gullit. Um espanto vê-lo lá atrás a mandar no jogo.”

Curiosidade: “Frank Lampard e Rio Ferdinand jogavam nos juniores do West Ham e limpavam as botas dos seniores.” Limparam as tuas, então? “Sim, eheheh. Ainda hoje, quando nos cruzamos em eventos ou isso, falamos disso e partimo-nos a rir.” Bola extra: o salário em Inglaterra é pago à semana. “Certo dia, acabo o treino e vem um dirigente ter comigo com um cheque na mão. Fico a olhar para ele e digo-lhe: ‘Mas só estou aqui há uma semana.’ E ele elucida-me. Estava mesmo fora dela. Só queria jogar, queria lá saber do dinheiro.”

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *