Great Scott #200: Único treinador a liderar isolado o campeonato português à 1.ª jornada?

Great Scott Mais 01/11/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #200: Único treinador a liderar isolado o campeonato português à 1.ª jornada?

Domingos Paciência

Nem o Jornal do Incrível se lembra de uma dessas. No final da jornada inaugural da 1.ª divisão 2009-10, o Braga é o líder isolado! É coisa para muitos mais pontos de exclamação!!! É caso inédito no futebol português.

Em oito jogos, sete empates e um só vencedor (1:0 vs Académica), num jogo resolvido a três minutos do fim, pela cabeça do camaronês Meyong. É o delírio da massa associativa, e também do treinador Domingos, que não só ganha à sua ex-equipa como recupera o estatuto de líder isolado, perdido desde 6 Janeiro 2001, ainda como jogador, quando marca o 2:1 decisivo vs Estrela da Amadora para manter o Porto com um ponto de avanço sobre o Boavista. Na altura, Domingos é suplente de Pena e nessa noite é lançado aos 32 minutos por Fernando Santos para o lugar do lateral-direito Nélson, que permitira o cruzamento de Kenedy para o madrugador 1:0 de Gaúcho I nas Antas.

Com paciência, Domingos ganha o seu espaço e assina o 2:1 numa bela jogada individual em que baralha um defesa com uma finta de corpo. Diz Fernando Santos de sua justiça: “Raramente faço substituições na primeira parte, só que, desta vez, tive de alargar a frente de ataque para desestabilizar o ferrolho do Estrela.” Na zona mista, Domingos evita a imprensa e limita-se a atirar beijinhos para o ar. Já Meyong é avançado do Vitória FC de Jorge Jesus e também marca um golo nesse fim-de-semana em 2001, vs Leça, para a 2.ª Honra.

Resultados da 1.ª divisão

  • Vitória FC            0:0          Vitória SC
  • Benfica                1:1          Marítimo
  • U. Leiria               1:1          Rio Ave
  • Leixões                0:0          Belenenses
  • Naval                    0:0          Olhanense
  • Nacional              1:1          Sporting
  • Paços                    1:1          Porto
  • Braga                    1:0          Académica
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *