Great Scott #240: Único clube português a eliminar duas vezes o campeão em título da Taça das Taças?
FC Porto
Os anos 80 marcam o crescimento em massa do FC Porto. A nível nacional e, sobretudo, internacional. Até 1983, zero meias-finais europeias e só duas presenças nos ¼ final – em ambos os casos é a superioridade belga (Anderlecht 1977-78, Standard Liège 1981-82).
A viragem dá-se em 1983-84, com a qualificação para a primeira final, a da Taça das Taças, perdida vs Juventus de Trapattoni. O caminho para chegar a Basileia é heróico, com dois apuramentos através da regra dos golos fora, vs Dínamo Zagreb (Gomes allez allez) e Rangers (Gomes allez allez). Nos ¼, o Porto começa em casa e ganha 3:2. Na URSS, o 1:1 de Walsh é mais que suficiente.
Segue-se o Aberdeen de Alex Ferguson, actual detentor da Taça das Taças (2:1 vs Real Madrid). Os escoceses sonham com o bis e ainda hoje se questionam como perdem o acesso a Basileia. Fácil. Gomes marca nas Antas e Vermelhinho silencia Aberdeen. Pela primeira vez na história, um clube português elimina um campeão em título na UEFA. É obra.
Mais obra ainda se constatarmos que o Porto volta a cometer idêntica proeza daí a três anos, novamente nas ½ finais, agora para a Taça dos Campeões 1986-87. A campanha começa com 9:0 em Vila do Conde, vs Rabat Ajax (campeão maltês que iria descer de divisão, como penúltimo classificado, amazing grace). Segue-se Viktovice (0:1, 3:0) e Bröndby (1:0, 1:1) até chegar o Dínamo Kiev. O campeão da URSS joga uma espécie de futebol do futuro, todo científico e tal, cortesia Valeri Lobanovski. A final da Taça das Taças da época anterior é elucidativa, 3:0 vs Atlético Madrid. Pobre Atlético, nem tocam na bola. Diria o treinador Luis Aragonés. ‘Eles assustaram-nos logo no aquecimento com trocas constantes de bola a uma velocidade estonteante.’
Pois bem, o Porto toma nota e dá o troco. Nas Antas, 2:1 por Futre e André. Em Kiev, outro 2:1 por Gomes e Celso. Está feito, o Porto elimina o campeão da Taça das Taças e segue para Viena, onde ganharia a Taça dos Campeões vs Bayern.