Great Scott #249: Única selecção do Euro-92 com três cromos a jogar em Portugal?

Great Scott Mais 03/19/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #249: Única selecção do Euro-92 com três cromos a jogar em Portugal?

CEI

Vice-campeã europeia em 1988, a URSS apresenta-se como CEI no Euro seguinte, em 1992. A Glasnost e a Perestroika de Gorbachov alteram o rumo dos acontecimentos a todos os níveis, desportivo incluído. Aparece então a selecção da Comunidade dos Estados Independentes, vencedora do grupo 3 da fase de apuramento, à frente da Itália. Entre eles, zero golos em 180 minutos (nulo em Roma, nulo em Moscovo). O problema (para os italianos, claro) é a Noruega, que lhes rouba os tais três pontos, com 2:1 em Oslo e 1:1 em Génova.

Adiante, a CEI apresenta-se na Suécia e calha no grupo de Alemanha (outra novidade, provocada pela queda do muro de Berlim), Holanda e Escócia. Na caderneta da Panini, feita com meses e meses de antecedência, a selecção soviética reúne três benfiquistas.

Como assim, três? Quer dizer, sabemos naturalmente quem: Yuran, Kulkov e Mostovoi. A questão é que a estreia de Mostovoi pelo Benfica é só em Setembro, vs Porto, para a finalíssima da Supertaça. Adiante, Kulkov, Yuran e Mostovoi aparecem com Benfica (POR). E se Mostovoi acumula cerca de zero jogos, Kulkov é o rei. Entre os russos, claro está. Porque é o único em que Eriksson confia cegamente desde o primeiro dia. Daí a titularidade desde a primeira jornada, vs Boavista, como lateral-direito. Com o tempo, ganha o seu espaço e sobe no campo, como 6 ou 8. É aí que assina um golo importantíssimo na história do Benfica, o momentâneo 2:1 em Hughbury vs Arsenal, no acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões 1991-92. Feitas as contas, Kulkov acumula 31 golos.

Já Yuran demora o seu tempo, embora também conquiste o seu espaço à custa da sua força bruta. E golos, muitos golos. Ao todo, 15. Desses, sete na UEFA (cinco numa só eliminatória europeia, vs Hamrun Spartans, com quatro em Malta, um na Luz, e dois vs Dínamo Kiev). Restam oito, nem todos para a 1.ª divisão. Há um para a Supertaça, vs FC Porto. Aliás, também marcaria ao Porto para a 1.ª divisão. Pormenor: nem sequer é titular assumido, com a concorrência de Isaías e Magnusson. Seja como for, Yuran é o único russo a chegar meeeesmo ao Euro-92. E joga, vs Holanda e Escócia, ambos a titular (só falha o jogo de abertura).

Só mais isto: na qualificação para o Euro-92, Kulkov marca zero golos, Mostovoi um (0:1 em Oslo, vs Noruega), Yuran outro (0:2 vs Chipre, Limassol).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *