Great Scott #255: Quem é o recordista de triplos na Taça dos Campeões de basquetebol?

Great Scott Mais 03/29/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #255: Quem é o recordista de triplos na Taça dos Campeões de basquetebol?

Carlos Lisboa

O nome é de artista de cinema: Carlos Humberto Lehmann de Almeida Benholiel Lisboa Santos. O seu jogo é também de artista. O dom para o basquetebol é evidente, daí que seja campeão nacional por três equipas entre Sporting, Queluz e Benfica.

Na Luz é onde brilha com mais intensidade. Pela maturidade do seu jogo, pela qualidade do plantel e pela presença assídua na Taça dos Campeões. Num dos jogos mais impressionantes da carreira, a 5 Outubro 1995, assina 45 pontos vs Partizan numa vitória espantosa por 112:95 a garantir o acesso à fase de grupos. Nessa noite, Lisboa acerta 10 triplos em 15 tentativas e entra para o livro de recordes da competição, à frente do jugoslavo Petrovic (10 em 16).

A categoria de Lisboa é ainda visível em mais dois jogos, vs Panathinaikos e PAU Orthez, com 32 pontos em cada. Antes, em Dezembro 1993, o Benfica (e Lisboa) já surpreendera a Europa do basquetebol com a vitória no campo do Joventut Badalona, futuro campeão europeu. É a 6.ª jornada da fase de grupos e o equilíbrio é a nota dominante com 41:41 ao intervalo e 69:69 aos 40 minutos.

É necessário um prolongamento e é aí que o incansável angolano Jean Jacques (o único a cumprir os 45 minutos de jogo) provoca o escândalo no Palácio Olímpico. Ao nível do africano, ou até melhor, o jovem Lisboa cota-se como o melhor marcador da noite (29 pontos, 21 dos quais em forma de triplos). Logo ele que, curiosamente, falha o último lançamento no tempo regulamentar, a dois segundos do fim.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *