Great Scott #271: Em que jogo Manuel Fernandes faz um manguito aos adeptos do Sporting em Alvalade?
Oliveira do Bairro 1981-82
O Sporting de Allison é uma festa, campeão e vencedor da Taça. Dobradinha em 1982. É a equipa de Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão. Na baliza, Meszaros. No centro da defesa, Carlos Xavier é a jovem promessa e Eurico a experiência em pessoa. No meio-campo, há Nogueira, Ademar, Marinho e Lito. Nas laterais, Barão e Mário Jorge. É um fartote.
Em Dezembro 1981, o Sporting sofre sempre dois golos nos três jogos de 1.ª divisão, vs Vitória SC (2:2), Amora (2:3) e Estoril (3:2). Para a Taça de Portugal, o secundário Oliveira do Bairro dá trabalho e só um autogolo de Raúl Águas garante a magra vantagem ao intervalo. Na segunda parte, 2:0 de Ademar e 2:1 de Raúl Águas.
Verdade, o tio de Rui Águas marca na mesma baliza pelos dois clubes. É craque da cabeça aos pés. Pelo meio, o público exigente do Sporting assobia a apatia da equipa. Manuel Fernandes, o capitão, acusa o golpe e toma lá disto. Um manguito.
A malta ferve, claro. E assobia ainda mais ruidosamente, é o fungagá da bicharada. Manuel Fernandes defende-se uns valentes anos depois. ‘Jogámos no sacríficio, o onze foi feito com muitas alterações [de facto, Oliveira e Jordão de fora, substituídos por Lito e Freire]. Estava com febre e, mesmo assim, quis ir a jogo. Quando falhei uma oportunidade, levei uma assobiadela injustificada. Foi um mau gesto, mas també,m não merecia aquilo.’ Até ao Jamor, Manuel Fernandes marca dois golos, vs Boavista (16 avos) e Alcobaça (½), Na final vs Braga, o 2:0 é da sua autoria. De livre directo, uma categoria.