Great Scott #295: Única equipa a eliminar detentores do título nas três competições da UEFA?

Great Scott Mais 05/24/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #295: Única equipa a eliminar detentores do título nas três competições da UEFA?

Anderlecht

É a magia do futebol belga. Ou melhor, do futebol do Anderlecht.

A odisseia começa nos ¼ final da Taça das Cidades com Feira 1969-70. O sorteio indica Newcastle, o detentor do título. O Anderlecht chama-lhe um figo. Em Bruxelas, na primeira mão, 2:0 por Desanghere e Puis. Quinze dias depois, no St James’ Park, o Newcastle empata a eliminatória antes do intervalo com um bis de Bryan Robson. Na segunda parte, bem perto do fim, aos 85 minutos, 3:0 de Dyson. É o delírio da massa associativa. Só que o Anderlecht silencia aos 87’, por Nordhahl. Pela recém-criada regra dos golos fora, o Anderlecht segue em frente e até chega à final, perdida para outro representante inglês (Arsenal)

Na Taça dos Campeões 1985-86, uma das meias-finais junta Steaua e Anderlecht. O início é prometedor, 1:0 de Scifo em Bruxelas. Em Bucareste, o Anderlecht é atropelado por 3:0 (Piturca Piturca Balint). E, preparem-se, o Steaua vai ser a primeira equipa de Leste a levantar o troféu, vs Barcelona, em Sevilha, no desempate por penáltis (2:0). A grande figura é Ducadam, autor de quatro defesas. Nunca visto, jamais repetido. Quatro em quatro é obra, indeed.

Na época seguinte, ainda e sempre para a Taça dos Campeões, os caminhos de Steaua e Anderlecht cruzam-se de novo, agora para os oitavos. Na capital belga, bis de Krncevic e 3:0 de Janssen. Uauu, agora sim, a viagem à Roménia é tranquila. Bölöni ainda assusta (1:0) e é só. O Anderlecht volta a dar que falar. Só lhe falta o brilharete na Taça das Taças.

Et voilà, 1989-90, oitavos. O Barcelona de Cruijff é o dono da Taça das Taças e dá-se mal em Bruxelas, com golos de Jankovic e Degryse. No dia 1 Novembro 1989, em Camp Nou, os avançados Julio Salinas e Txiki Begiristain igualam a eliminatória em tão-só seis minutos (50’, 56’). Vamos para prolongamento. Aos 97 minutos, na mesma baliza onde o Barcelona marca em dose dupla nessa noite, Vander Linden cabeceia para o 2:1 na cara do desamparado Zubizarreta. O Barcelona reage, em vão. Passa o Anderlecht, vencedor dos quatro jogos seguintes até à final em Gotemburgo, vs Sampdoria, finalista vencida da época anterior.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *