Great Scott #303: Único jogo da 1.ª divisão portuguesa com dois hat-tricks de argentinos?
Atlético vs Boavista (1955)
A 1.ª divisão 1954-55 reúne 14 participantes e só seis ainda competem no escalão maior, entre Benfica, Sporting, Porto, Braga, Vitória SC e Boavista. Do outro lado, do ‘ò tempo volta para tras’, temos Barreirense, Atlético, CUF, Covilhã, Vitória FC, Académica, Lusitano de Évora e Belenenses.
A 14.ª jornada, a primeira da segunda volta, é uma delícia para o Sporting, vencedor em três campos. Além de ganhar em casa vs Braga por 5:2, assiste impávido e sereno às derrotas pela margem mínima de Benfica (1:0 do Vitória FC nos Arcos) e Porto (1:0 do Belenenses nas Antas).
O resultado mais elástico é o da Tapadinha, 8:3 entre Atlético e Boavista. O curioso é que só há 1:1 ao intervalo. E é o Boavista a marcar primeiro, por bejense Manero. Responde o argentino Castiglia, de penálti. Na segunda parte, abre-se a comporta dos golos. Castiglia bisa aos 56’ e completa o hat-trick aos 79’. Já o seu compatriota Messiano é mais afoito na execução dos três golos (53’, 54’ e 70’). Carlos Martinho (penálti) e Rinaldi (outro argentino) fixam o oito do Atlético, o bis de Barros o três do Boavista. Seja como for, eis o único jogo da 1.ª divisão com dois hat-tricks de argentinos.