Great Scott #304: Único jogador com três Taças das Taças?
Carrasco
Já aqui demos o toque, a Taça das Taças é a única competição da UEFA sem bicampeões. Ou seja, nunca um clube ganha o troféu duas vezes seguidas. Em matéria de jogadores, também é o caso. Não há repetições de uma época para a outra. Há repetições, ponto.
Que o diga Francisco Carrasco, tricampeão pelo Barcelona. A primeira taça é levantada em 1979, com apenas 19 anos de idade. É, aliás, dele o passe para o 4:3 final de Krankl aos 111 minutos, vs Fortuna Düssledorf, em Basileia.
Três anos depois, em 1982, nova vitória. A jogar em casa (Camp Nou), o Barcelona ganha 2:1 ao Standard Liège com Preud’homme na baliza. Os belgas até começam melhor, com um golo de Vandersmissen aos 8’. A reviravolta do Barça está a cargo de Simonsen (45’+2) e Quini (63’). Tal como em 1979, Carrasco é titular com o número 11 nas costas.
Tal já não acontece em 1989, vs Sampdoria, em Berna. Com 29 anos, Carrasco veste o 16 e é banco. De onde nunca sai, por ordem do treinador Cruijff, ao contrário de Soler e Rekarte, este último autor do 2:0 definitivo.
Para trás, duas enormes decepções com as derrotas nas finais do Euro-84 (França vs Espanha em Paris) e da Taça dos Campeões 1986 (Barcelona vs Steaua em Sevilha).