Great Scott #308: Último campeão inglês no sistema de dois pontos por vitória?
Aston Villa 1981
Campeão em 1910, o Aston Villa nunca mais se coroa de glória no campeonato inglês. É preciso esperar 71 anos para chegar novamente ao primeiro lugar do pódio, ainda por cima numa época fascinante.
Além de ser a última em que a vitória vale dois pontos, o Aston Villa ganha o título in extremis vs Ipswich Town e só com 14 jogadores utilizados, outro recorde inglês (e, quem sabe, mundial). Desses 14, sete fazem os 42 jogos entre Rimmer, Swain, McNaught, Mortimer, Bremner, Cowans e Morley. Depois, Shaw acumula 40, Evans 39, Withe 36, Williams 21 completam o onze ideal. Os restantes três elementos chamam-se Gibson (19), Geddis (8) e Deacy (5).
O treinador é Ron Saunders, já campeão da 2.ª divisão pelo Norwich, em 1972. Nove anos depois, ei-lo à frente de uma equipa com um total de 26 vitórias, oito empates e oito derrotas. Em golos, 72:40. O mais eficaz à frente da baliza é o reforço Withe, ex – Newcastle, a troco de 500 mil libras, um recorde para o Aston Villa. O investimento é compensado em golos. Dos 20 (melhor marcador do campeonato, juntamente com Archibald, do Tottenham), quatro garantem a vitória, vs Southampton (2:1 fora), Stoke City (1:0 em casa), Wolverhampton (1:0 fora) e WBA (1:0 em casa). Ao todo, quatro pontos, precisamente a diferença pontual em relação ao vice Ipswich Town.
A última jornada é um mimo. Com um jogo a menos, o Ipswich tem de ganhar em Middlesbrough e esperar por uma derrota do Aston Villa no campo do Arsenal. Ao intervalo, 2:0 para o Arsenal e 1:0 para o Ipswich. Se continuar assim, o Ipswich só tem de ganhar o jogo em atraso e é campeão pela regra de desempate relacionada com o confronto directo (Ipswich ganha em dose dupla, 1:0 em casa e 2:1 fora). Só que o Middlesbrough provoca uma surpresa na segunda parte e dá a volta ao marcador. Acaba 2:1, o Aston Villa liberta o grito de campeão. Estamos a 2 Maio 1981. Um ano depois, o Aston Villa sagra-se campeão europeu (1:0 vs Bayern, golo de Withe) e também conquista a Supertaça europeia (0:1 e 3:0 vs Barcelona). Uauuu, que viagem. Daí para cá, o Aston Villa só ganha mais dois títulos, ambos a Taça da Liga inglesa, em anos seguidos (1995, 1996).