Great Scott #335: Primeiro jogo do Mundial retransmitido na íntegra pela RTP no dia seguinte?
Brasil vs Argentina 1982
O Brasil de Telé encanta. Antes de chegar ao Mundial-82, o samba de Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo, entre outros, aterra em Portugal e faz dois jogos-treino, vs Belenenses e vs Amora. O ambiente é agradável, a malta agradece a gentileza.
Em pleno Mundial-82, o Brasil apresenta o futebol-arte. Nas ruas, o cântico é entoado vezes infinitas. ‘Olé olá, o Brasil ‘tá botando pra ganhar’. Na primeira fase, três vitórias em três jogos. Na estreia, 2:1 à URSS. Depois, 4:1 à Escócia. Finalmente, 4:0 à Nova Zelândia. Na segunda fase de grupos, o Brasil calha com a campeã em título (Argentina) e a futura campeã (Itália).
A primeira jornada é Itália 2:1 Argentina. A segunda é o clássico sul-americano. Zico abre o livro, de livre, aos 11 minutos. Serginho, o ponta-de-lança na ausência de Careca, amplia a marca aos 66’. Júnior faz o terceiro da tarde, aos 75’, numa jogada vertiginosa. Nos festejos, Júnior samba à frente da torcida. Só existe alegria.
Com 3:0 no marcador e o sol a esturricar a cabeça de quem não tem juízo, Maradona entra a matar sobre o pobre Batista, recém-entrado para o lugar de Zico. O árbitro nem tem contemplações, é vermelho directo. Com dez elementos em campo, a Argentina pica o ponto através de Ramón Díaz. Acaba 3:1. O baile em forma de samba aproxima-se da perfeição, a tal ponto que chovem telefonemas de telespectadores para a RTP. Quer dizer, o jogo dá em directo no canal 1 às 1800 horas, só que as pessoas pedem bis durante a noite. E a RTP dá corda ao assunto. No dia seguinte, às 2000, na RTP 2, transmite-se na íntegra o Brasil 3:1 Argentina. ‘Olé olá, o Brasil ‘tá botando pra ganhar’.