Great Scott #341: Único dinamarquês a ajudar as vítimas civis da guerra na Jugoslávia?

Great Scott Mais 07/27/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #341: Único dinamarquês a ajudar as vítimas civis da guerra na Jugoslávia?

Vilfort

A Jugoslávia ganha o direito de ir ao Euro-92, num grupo de qualificação com Dinamarca, Irlanda do Norte, Áustria e Ilhas Faroé. Nada mais natural, afinal a Jugoslávia reúne a geração de ouro, campeã mundial sub20 em 1987 e campeã europeia de clubes em 1991.

Antes de chegar ao Euro propriamente dito, organizado pela Suécia, a Jugoslávia (país) é assolada pela guerra dos Balcãs e a Jugoslávia (selecção) começa a acumular muitas reticências na sua participação. Até porque alguns jogadores deserdam, como os croatas Boban e Suker ou o macedónio Pancev, melhor marcador de toda a qualificação, com 10 golos, mais um que Papin e dois que Van Basten.

À falta de uma declaração oficial, a Jugoslávia reúne os jogadores disponíveis e aterra em Estocolmo para o Euro-92. Já na Suécia, tanto UEFA como FIFA, confirmam o afastamento da Jugoslávia. Estamos a 31 Maio, a dez dias do arranque. Para o seu lugar, a UEFA convida a Dinamarca, segunda classificada do grupo de qualificação da Jugoslávia e agora inserida no grupo A da fase final, juntamente com França, Inglaterra e Suécia.

Como resultado, a UEFA é obrigada a fazer uma outra alteração: o árbitro dinamarquês Peter Mikkelsen já não pode apitar o Suécia vs Inglaterra por conflito de interesses. É chamado então o português Rosa Santos. Já Mikkelsen é desviado para o Holanda 0:0 CEI e anula (mal) um golo de cabeça a Van Basten. O plantel dinamarquês liderado por Richard Möller-Nielsen é naturalmente recebido por um número infinito de jornalistas ao aeroporto. Todos os jogadores parecem tranquilos da vida, todos falam na boa. Uns das férias interrompidas, outros do objectivo no Euro-92 e um da Jugoslávia.

É ele Vilfort. ‘Sugiro dar os 13 milhões de francos suíços da participação dinamarquesa para ajudar as vítimas civis da guerra dos balcãs.’ Se a ideia vai para a frente ou não, eis a questão. A verdade é que Vilfort começa bem e acaba melhor, como autor do último golo desse Euro, o da confirmação da surpreendente vitória dinamarquesa vs Alemanha por 2:0.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *