Great Scott #345: Qual é o primeiro jogo dos Açores na 1.ª divisão?
Nacional 0:0 Beira-Mar
Fevereiro 1991, dia 17. É um sábado. Muito se escreve sobre os trabalhos da selecção nacional, envolvida no apuramento para o Euro-92. Daí a 24 horas há jogo nas Antas, vs Malta. Acaba 5:0. Rui Águas abre a torneira do golo, Cadete fecha-a.
Numa jogada futurista, Nacional e Beira-Mar antecipam a 30.ª jornada (prevista para Abril) e encontram-se a meio caminho. Sort of speak, claro. Entre Funchal e Aveiro, as duas equipas concordam com Açores. É uma estreia nacional. Pela primeira vez, o território açoriano é tido e achado para a 1.ª divisão, em Ponta Delgada, no Estádio São Miguel.
Para a história, eis as equipas. Nacional de Manuel de Oliveira com Gilmar; Rolão, Paulinho, Toninho, Hélio; Robertinho (António Miguel), Dinis, Paulito, Ladeira; Roberto Carlos (Edu) e Edmilson. Beira-Mar de Vítor Urbano com Hélder; Bio, Oliveira, Redondo, Petrov; Tozé (Freire), China, Abdel Ghany, Sousa (Mito); Jorge Silvério e Dino. De preto, José Filipe no apito e ajudado pelos fiscais-de-linha Artur Cadilhe mais Francisco Marreiros.
E golos? Zero, nem um para amostra. Os oito mil espectadores saem frustrados e os açorianos só vibram com a 1.ª divisão daí a 18 anos, a 20 Agosto 1999, por ocasião da estreia do Santa Clara numa tarde em que o primeiro golo é de Gamboa. Na baliza, Schmeichel. E o segundo? Gamboa vs Schmeichel, again. Pelo meio, Edmilson falha um penálti, ao lado. Após o intervalo, o Sporting reage e empata por Edmilson mais Acosta.