Great Scott #349: Primeiro jogador substituído a meio de um jogo do Mundial por chocar contra um painel de publicidade?
Degeorgi
O Mundial-82 acumula mil e uma proezas, como a do hat-trick de Rossi ao futebol-arte do Brasil, a invencibilidade inglória dos Camarões, a expulsão de Maradona, a entrada de um xeque do Kuwait para protestar um golo da França e ainda a primeira substituição em Mundiais de um jogador por chocar contra um painel de publicidade.
Madrid, 28 Junho 1982, Vicente Calderón, casa do Atlético Madrid com 30 mil espectadores. De um lado, a Áustria. Do outro, a França. É o primeiro jogo da segunda fase de grupos, apitado pelo húngaro Palotai. Mesmo sem o maestro Platini, a França faz um jogo monstro e o 1:0 é escasso para tanto domínio. Genghini, o herói da tarde, atira ao poste antes de marcar aos 39’ de livre directo. Na baliza, Koncilla é o melhor em campo dos austríacos com uma série de defesas de grau elevado. Lá à frente, Prohaska e Krankl parecem duas ilhas desligadas do resto dos companheiros.
Ao intervalo, o seleccionador Felix Latzke esgota as substituições de uma assentada. Uma por opção, outra por lesão. Esta última provocada por um choque do lateral-esquerdo Degeorgi com o placard publicitário. Entra Baumeister, cumpridor de 45 minutos sem acidentes de maior.