Great Scott #359: Onde é a primeira observação do Atlético Madrid a Futre?
Póvoa de Varzim
O Verão 1984 é vertiginoso. É sempre assim em ano bissexto, Euro mais Jogos Olímpicos. Pela primeira vez na história, Portugal agarra-se à televisão nos dois eventos, porque a selecção nacional chega à ½ final, perdida para a França, e porque Carlos Lopes ganha o ouro na maratona.
Nesse parêntesis temporal, o mercado de transferência está mais agitado que nunca. João Rocha assina com Jaime Pacheco e Sousa, ambos do Porto. A resposta é imediata, Futre no Porto. Começa a época e o Porto joga à bola como nunca. Jaime Magalhães na direita, Gomes no meio e Futre na esquerda é um ver-se-te-avias. Há uma sequência de oito vitórias seguidas, até ao nulo vs Sporting nas Antas, e uma outra de 14 até ao nulo vs Sporting no José Alvalade.
O Benfica, bicampeão nacional em título, nem é tido nem achado nas contas do título e acaba a 12 pontos do Porto. Na Luz, um cabeceamento de Gomes sela o domínio em toda a linha. No top 3 dos melhores marcadores portistas na 1.ª divisão 1984-85, há Gomes (39), Jaime Magalhães (11) e Vermelhinho (7). O nome de Futre só aparece fora do pódio, em quarto lugar (6). Seja como for, é ele a figura. Tanto assim que todos andam em cima dele, até o Atlético Madrid.
Estamos a 14 Abril 1985, é a terceira visita portista à Póvoa nessa época. Antes, 9:1 vs Vizela e 4:1 vs Portimonense. Os castigos da FPF ditam leis e o Porto joga em campo neutro. Neste caso específico, é mesmo fora. O Varzim de Lúcio, Bandeirinha, Bobó e Vata dá luta e é só. Gomes é o abre-latas, Futre festeja o 2:0. No quadradinho seguinte, Adão reduz e está feito o resultado, muito embora Lúcio tivesse defendido um penálti de Gomes.
Nas bancadas do estádio, dois enviados especiais do Atlético Madrid vêem Futre e, claro, deslumbram-se. O extremo esquerdo pinta a manta e faz trinta por uma linha. Pobre Bandeirinha, lateral-direito varzinista nessa tarde. A partir daqui, o Atlético segue Futre a par e passo até se consumar em definitivo a transferência no Verão 1987, sem Europeu nem Jogos Olímpicos.