Great Scott #367: Qual é a equipa com mais golos em contra-ataque na 1.ª divisão 1997-98?
Salgueiros
O Salgueiros de Carlos Manuel é um caso sério. Na época 1996-97, comete a proeza de ganhar nas Antas e na Luz em menos de um mês. Ao Porto é 2:1 por Abílio, Luís Carlos e João Manuel Pinto a 23 Fevereiro. Ao Benfica é 4:3 por Edgar, Abílio, Nandinho, Tahar, JVP, Marcos Severo e Marcos Severo a 16 Março. Com essas duas vitórias, o Salgueiros ganha asas e só falha a Europa na última jornada (empate 1:1 no São Luís e Abílio falha penálti nos últimos cartuchos).
Na época seguinte (1997-98), o Salgueiros prepara o caminho para mais surpresas e, claro, a Europa vira um assunto sério. Tal como a titularidade do guarda-redes Silvino, chamado à selecção por Artur Jorge para jogar em Berlim vs Alemanha no tal jogo da expulsão de Rui Costa por Marc Batta.
Retomo o fio à meada, a Europa vira um assunto sério. O problema é Carlos Manuel. No preciso momento em que o quinto lugar é uma tentação, ali à distância de dois pontos, o Sporting contrata-o – só por curiosidade, o Sporting é o quinto classificado.
Entra Dito para o lugar de treinador e o Salgueiros treme ligeiramente, ao ponto de nunca mais discutir a Taça UEFA. Acaba a época em oitavo lugar e com o registo de equipa com mais golos em contra-ataque na 1.ª divisão. Ao todo, 11 dos 48 golos fazem-se a apanhar desprevenido o adversário. É um recorde bonito. Desses 11, Artur Jorge Vicente é o grande beneficiado com sete golos. É obra do internacional cabo-verdiano.