Great Scott #371: Quem abre em 1980 um pronto a vestir chamado goalkeeper?

Great Scott Mais 09/07/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #371: Quem abre em 1980 um pronto a vestir chamado goalkeeper?

Bento

Primeiro fim-de-semana de Abril 1980, dias 7 e 8. Zero actividade na 1.ª divisão portuguesa, o 1×2 do totobola é para Espanha e Itália. Começa com um Valencia vs Athletic Bilbao, acaba com um Catanzaro vs Torino. Dos 13 jogos, só dois x e um único 2 (Lazio vs Bolonha).

O único futebolista português em acção mora no Barreiro e inaugura a sua loja de pronto a vestir. Chama-se goalkeeper, a loja. E o guarda-redes, quem é? Dedicado, ágil e corajoso eis os adjectivos mais propícios para o homem com uma carreira cheia de títulos e imensamente bem-sucedida. A dar nas vistas no Goleganense como júnior, vai para o Sporting. Só se aguenta três meses no lar do jogador por culpa de umas desavenças com os dirigentes sportinguistas e volta à Golegã por sua conta e risco. Daí transfere-se para o Barreirense, onde joga

as três primeiras épocas na 1.ª Divisão (até marca um golo de baliza a baliza) e tem a honra de substituir o russo Lev Iashin, ausência de última hora, na despedida de Coluna, em Dezembro 1970.

Nessa noite, o Benfica contrata-o moralmente. A assinatura só ganha vida em 1972, numa altura em que José Henrique ainda é o titular do Benfica e até da própria selecção portuguesa. Em 1976, toma em definitivo as rédeas da baliza e só as larga em 1986, na ressaca da lesão a meio de um treino em pleno Mundial do México. Combate a lesão da forma aguerrida do costume e só se retira aos 42 anos, em Maio 1990, vs Belenenses.

Para trás, qualquer coisa como 18 épocas de Benfica e um recorde nacional de imbatibilidade (1065 minutos entre Setembro 1985 e Janeiro 1986), entretanto superado por Vítor Baía (1191 em 1992).

Ya, é isso: Manuel Galrinho Bento é o dono do goalkeeper.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *