Great Scott #376: Quem troca de camisola com Rui Costa no Benfica vs Fiorentina para a Taça das Taças?
Hassan
O Benfica de Manuel José reúne um onze com Preud’homme; Calado, Jorge Soares, Tahar, Bermúdez e Hadrioui; Jamir e Bruno Caires; JVP, Hassan e Mauro Airez. A Fiorentina é Rui Costa e mais dez. Vá, também há Batistuta. E ainda Baiano. Mais Oliveira, Schwarz e Toldo. A Fiorentina é grande squadra. E ganha 2:0 na Luz, para a 1.ª mão dos 1/4 final da Taça das Taças.
Estamos em Março 1997, é o regresso oficial de Rui Costa à sua casa. No Verão anterior (1996), é o tal particular em que Rui marca um golo e desata a chorar até chegar ao meio-campo. Os adeptos, claro, também choram. Nove meses depois, as homenagens são mais que muitas. Antes do jogo e, sobretudo, durante a substituição aos 79′ por Robbiati. Por essa altura, já há 0:1.
O golo é de Baiano, em cima do intervalo. Contra-ataque conduzido por Rui Costa, prosseguido por Batistuta e concluído por Baiano com a bola entre as pernas de Preud’homme. O 0:2 é de Batistuta, em cima do gongo. Perda de bola do meio-campo benfiquista e bola na área. O argentino, capitão de equipa e capitão da área, atira de primeira à queima-roupa. Preud’homme mexe-se, só porque sim.
Quando o árbitro alemão Hellmut Krug apita para o fim, os jogadores cumprimentam-se. Uns efusivamente, outros nem tanto. Hassan é o primeiro a chegar-se à beira de Rui Costa e pede-lhe a camisola. O 10 da Fiorentina vai para Marrocos.