Great Scott #379: Quantos jogadores nascidos em Matosinhos no 11 do Leixões vencedor da Taça de Portugal 1961?

Great Scott Mais 09/17/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #379: Quantos jogadores nascidos em Matosinhos no 11 do Leixões vencedor da Taça de Portugal 1961?

Sete

Meias-finais da Taça de Portugal 1960-61: o FC Porto, com Francisco Reboredo ao leme da equipa em substituição de Otto Vieira, elimina o Sporting, enquanto o Leixões afasta o Belenenses. Com dois representantes do Norte, e da mesma associação distrital, a Federação Portuguesa de Futebol concede aos clubes o direito a se entenderem quanto ao local da final.

Estádio das Antas é a escolha. Américo Tomás, chefe de Estado, garante a sua presença no Porto só para o jogo. Veste-se todo de branco e aparece no relvado antes do jogo para dar prendas aos 22 artistas da bola. Quando sobe à tribuna presidencial, é aplaudido pela multidão e só então é que o árbitro lisboeta Décio Freitas dá o apito inicial.

Ao intervalo, 0:0. Na segunda parte, aos 68 minutos, o brasileiro Osvaldo Silva faz o primeiro golo da tarde num remate rasteiro. Bola ao meio, lançamento para a esquerda e depois cruzamento para a área. Nada feito, o Leixões dá conta do recado e lança o ataque rápido. Em três tempos, o perigo já ronda a baliza de Acúrsio e Oliveirinha faz o 2:0 aos 70′. Fim de papo, o Leixões (8.º classificado da 1.ª divisão 1960-61) vai sacara a Taça ao Porto (3.º) nas Antas.

É um hino ao improviso, à surpresa. E também à regionalização. Do 11 leixonense, sete nascem em Matosinhos (Rosas, Santana, Ventura, Raúl, Jacinto, Oliveirinha e Gomes). Dos restantes quatro, dois apresentam-se como portugueses: Medeiros (Leça da Palmeira) e Silva (Lixa). Os outros dois nascem no estrangeiro, um em Macau (Pacheco), outro no Brasil (Osvaldo Silva).

É obra, sete de Matosinhos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *