Great Scott #381: Quem é o guarda-redes dos três grandes com mais penáltis defendidos na 1.ª divisão?

Great Scott Mais 09/21/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #381: Quem é o guarda-redes dos três grandes com mais penáltis defendidos na 1.ª divisão?

Bento

Bola para um lado, guarda-redes para o outro: na cartilha de um avançado, ora aí está o penálti ideal (com a bola a entrar, está bom de ver). E na óptica do guarda-redes? Há o holandês Jongbloed, que nem se atira no 1-1 de Breitner na final do Mundial-74. Há o spaghetti legs de Grobbelaar (Liverpool) a desconcentrar os jogadores da Roma na final da Taça dos Campeões-84, em Roma. Há a super eficácia de Ducadam (Steaua) sem um golo sofrido sequer em quatro remates na final da Taça dos Campeões-86 vs Barcelona, em Sevilha.

E há mais quem? Manuel Galrinho Bento, conhece? O homem é um dos melhores de sempre à baliza. Em 18 épocas de Benfica, ganha oito campeonatos e seis Taças. O homem é aventureiro e faz-se ao piso cá com uma categoria. Uma vez, qualifica o Benfica para a 2.ª eliminatória da Taça dos Campeões 77-78 com um penálti defendido (Iurine) e outro marcado (o decisivo 4:1). É de mestre, vs. Torpedo, em Moscovo. Numa outra vez, em Maio de 1983, na festa do título de campeão nacional, arrisca um penálti com o Sporting. Azar, Meszaros adivinha-lhe o intento. A três minutos do fim, redime-se e evita o empate de Jordão na linha dos 11 metros.

Pois é, aqui está uma especialidade de Bento: atazanar os (outros) grandes. Jordão é uma das vítimas, a outra chama-se Fernando Gomes. O bibota d’ouro tem um jeito fora do comum para falhar na cara de Bento e não o consegue encarar em três ocasiões: a primeira na Luz em Maio 1977, a segunda nas Antas em Março 1983 e a terceira na Luz em Janeiro 1986. Irra. Portanto, por ordem cronológica, é Gomes + Gomes + Jordão + Gomes = quatro. Acrescente-se ainda Eliseu (Boavista) e Octávio (Vitória FC), ambos em 1980-81, ambos fora.

Ao todo, seis. É recorde dos três grandes. O mais próximo é Rui Patrício. Em Novembro 2006, Paulo Bento é obrigado a chamá-lo para o jogo com o Marítimo, nos Barreiros. Com Ricardo lesionado e Tiago também, salta Rui para o onze. Perto do fim, o keeper salva o 0:1 de Tello com um penálti defendido de Kanu. É de homem. Quer dizer, Rui só tem 18 anos e já defende como gente grande. Enche a baliza nos penáltis. Em Janeiro 2009, Rui repete a façanha, novamente na Madeira, agora com Nacional (Nené). Em Setembro 2009, é Falcao (FC Porto, Dragão). Em Março 2012, mais um (Cláudio, Gil Vicente, Barcelos). Em Janeiro 2013, outro (Ruben, Beira-Mar, Alvalade). Cinco, que maravilha.

O recordista do Porto é Barrigana (anos 40), juntamente com Pinho (50). Ambos quatro. Vítor Baía só defende um, de Jardel (Sporting).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *