Great Scott #419: Quem ganha o último campeonato inglês com número ímpar de equipas?

Great Scott Mais 11/12/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #419: Quem ganha o último campeonato inglês com número ímpar de equipas?

Liverpool 1987-88

A federação inglesa está a reestruturar o futebol e vai reduzir a First Division de 42 para 38 equipas. A ideia é fazer a mudança de forma gradual, e não abrupta. Vai daí, o campeonato reúne 22 equipas em 1986-87, depois 21 em 1987-88, finalmente 20 em 1988-89.

O Liverpool arrebata o título com uma facilidade assustadora, o sétimo nos últimos dez anos. Sem derrotas até à 29.ª jornada (22 vitórias e sete empates), a equipa treinada pelo jogador Kenny Dalglish nem faz caso da saída do goleador Ian Rush para a Juventus. O substituto John Aldridge encaixa como uma luva no onze e, claro, faz-se melhor marcador com 26 golos — comete até a proeza de marcar sempre nas nove primeiros jornadas.

Ao lado do irlandês, o reforço do Verão 1987 chamado Peter Beardsley, contratado ao Newcastle pela soma recorde de 1,9 milhões de libras. É dele, Beardsley, o golo da confirmação do título do Liverpool numa vitória por 1:0 vs Tottenham em Anfield, a cinco jornadas do fim. Outro dos reforços sonantes é John Barnes, via Oxford. O extremo de raízes jamaicanas com jogo de cintura acima da média, mais latino que inglês, é tão deslumbrante que é eleito o jogador do ano em Inglaterra. Em segundo, outro jogador do Liverpool, o capitão Alan Hansen.

Feitas as contas, o Liverpool ganha o campeonato das 21 equipas com nove pontos de avanço sobre o Manchester United de Alex Ferguson. E é um título avassalador, com mais vitórias (26), menos derrotas (2), mais golos marcados (87), menos sofridos (24). Dá que pensar se a UEFA abreviasse a suspensão aos clubes ingleses e permitisse a entrada deste Liverpool na Taça dos Campeões 1988-89 em ano de ascensão do Milan de Sacchi.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *