Great Scott #439: Último treinador de uma equipa portuguesa sem fazer substituições na UEFA?

Great Scott Mais 12/14/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #439: Último treinador de uma equipa portuguesa sem fazer substituições na UEFA?

Graeme Souness

Paulo Lopes, Andrade, Kandaurov, Pringle, Nandinho, Porfírio e Luís Carlos. Eis os suplentes de Graeme Souness para o compromisso europeu do Benfica na Luz vs Kaiserslautern. É a 5.ª jornada da fase de grupos, estamos a 25 Novembro 1998.

Ovchinnikov, Tahar, Paulo Madeira, Ronaldo, Minto, Poborsky, Pembridge, Hugo Leal, Calado, JVP e Nuno Gomes. Eis o onze dessa noite gloriosa em que a vitória é suportada pelo génio de Poborsky. O checo faz trinta por uma linha, tanto na primeira como na segunda parte.

Aos 30’, isola-se na direita e saca um cruzamento perfeito à entrada da área para o cabeceamento assertivo de Nuno Gomes. Aos 70’, rompe pela direita e passa o lateral egípcio Kamouna com uma finta de calcanhar. Já perto da linha de fundo, o seu cruzamento rasteiro e atrasado encontra JVP. De costas para a baliza, o capitão roda sobre si mesmo, senta Koch e atira sem hipótese para Reinke. One man show, Karel é do best.

Até final, Souness nem olha para o banco. Para quê? A malta diverte-se em campo e os adeptos nas bancadas. O clima é de euforia, o Benfica está lançado e nem pensar em interromper o regabofe com a burocracia das substituições. Curiosamente, a última vez de um Benfica europeu sem substituições é em Dezembro 1995, também na Luz, com outra equipa alemã (Bayern) e treinada por Rehhagel. Na altura, Mário Wilson é o treinador e Calado é o único repetente em relação a 1998.

(sem substituições, só na Europa)

Última vez do Vitória SC Jaime Pacheco, Parma 1996

Última vez do Marítimo Paulo Autuori, Aarau 1994

Última vez do Sporting Bobby Robson, Casino Salsburgo 1993

Última vez do Porto Quinito, PSV 1988

Última vez do Braga Quinito, Tottenham 1984

Última vez do Boavista Wilson, CSU Galati 1976

Última vez do Belenenses Alejandro Scopelli, Wolverhampton 1973

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *