Great Scott #445: Quem é o primeiro português a jogar no Brasil?

Great Scott Mais 12/22/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #445: Quem é o primeiro português a jogar no Brasil?

José Bello

Eis as equipas do primeiro Fla-Flu da história, em 1912. No lado do Fluminense, há Laport, Luiz Maia, José Bello, Pernambuco, Mutzembecker, João Leal, Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert e James Calvert. No do Flamengo, o onze inclui Baena, Píndaro, Nery, Cintra, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Borgerth, Gustavo e Amarante.

E agora, quem é o português?

(…)

(…)

Tchan tchan tchan tchaaaaaaaaaaaan.

Antes de mais, vamos à história do primeiro Fla-Flu, ainda antes de ser Fla-Flu, designação criada pelo jornalista Mário Filho, nome do Estádio Maracanã e irmão do genial teatrólogo Nélson Rodrigues. Ora bem, estamos em 1911 e o Fluminense vive uma crise interna da qual saem alguns-muitos jogadores para fundar o Flamengo, até então um clube de remo, curiosamente o desporto mais popular do Brasil.

Ironia das ironias, o Fluminense faz um apelo junto da federação carioca para aceitar o Flamengo na 1.ª divisão sem necessidade de começar de baixo. Dito e feito. O Flamengo parte favorito para a conquista do título e até vai à frente na hora do primeiro dérbi, a 7 Julho 1912, nas Laranjeiras, para o tal estadual carioca, designado Liga Metropolitana de Sports Atléticos (LMSA).

De um lado, o Fluminense cheio de reservas e cheio de dúvidas com derrota para o Paysandú Cricket, vitória magra vs São Cristóvão e empate sem golos vs América. Do outro, o Flamengo cheio de craques do Fluminense e cheio de moral pelas goleadas vs Mangueira (16:2), Bangu (7:4) e América (6:3). Mal soa o apito do árbitro, golo do Fluminense. No instante seguinte, empate do Flamengo. Ao intervalo, 1:1.

Na segunda parte, James Calvert desequilibra a favor do Fluminense de livre directo com direito a frango de Baena, um dos ex-Fluminense. A dois minutos do fim, 2:2 do Flamengo. Bola ao meio e 3:2 para o Fluminense, cortesia Bartholomeu. O Flamengo é destronado da liderança e o estadual é ganho pelo Paysandu Cricket.

Dos 22 em campo, há um português. Chama-se José Mendes de Almeida Bello, nascido em Lisboa a 24 Novembro 1886. Começa a carreira no CIF, ali em Belém, aos 19 anos de idade em 1905. É titular indiscutível até se transferir dois depois para o Sporting e, coincidência das coincidência, faz parte do primeiro dérbi vs Benfica, a 1 Dezembro 1907, em Carcavelos.

É um defesa alto e forte, com jeito para o ténis e também para o críquete. Abandona o Sporting por divergência com companheiros de equipa e regressa ao CIF em 1909, a tempo de integrar a equipa na digressão ao Brasil, onde cria raízes até à sua morte, em 1960, aos 84 anos — o seu neto José Luiz Bello é fluminense em cada fio de cabelo.

Pudera, o avô é uma figura ímpar. Mesmo só com uma época nas pernas pelo Fluminense, faz parte da história embrionária de um dos dérbis mais falados do mundo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *