Great Scott #447: Qual é o primeiro jogo de sempre com direito a transmissão de rádio?
Brasil vs Uruguai 1922
A sexta edição da Copa América em 1922 está prevista para o Chile, só que o Brasil atravessa-se e pede à Conmebol a organização do evento em jeito de comemoração dos 100 anos da independência. Muito bem, o Brasil acolhe o evento no Rio de Janeiro, com o Estádio das Laranjeiras à disposição dos cinco participantes.
À falta de Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia e Equador (ainda nem sequer existem como federações), o torneio reúne o anfitrião Brasil mais Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. É todos contra todos, um campeonato a sério, sem frescuras. No jogo de abertura, a 17 Setembro, 1:1 entre Brasil e Chile. É de Altino Marcondes, vulgo Tatú, o primeiro golo do certame. Seis dias depois, 2:0 do Uruguai vs Chile. No dia 24, mais um empate 1:1 do Brasil, agora vs Paraguai. No dia 28, a Argentina entra finalmente em cena e dá quatro-secos ao Chile. Eis-nos em Outubro.
Dia 1. O Estádio das Laranjeiras rebenta pelas costuras, há Brasil vs Uruguai. O árbitro é o argentino Servando Pérez. Pela primeira vez na história, um jogo de futebol é relatado pela rádio. Cortesia Claudio Sapelli, dono de um pequeno transmissor Westinghouse, no terraço do jornal uruguaio El Plata, em Montevideo.
Como proprietário da Casa Sapelli, especializada na venda de aparelhos radiofónicos, Claudio faz saber da sua ideia e junta-se uma multidão de perder de vista à porta do jornal. Milhares de pessoas acotovelam-se para acompanhar a par e passo o clássico da Copa América. O relato é sui generis. Primeiro, Sapelli não é jornalista nem conhecedor de futebol, é tão-só um interessado em aparelhos radiofónicos e dono de uma loja para esse efeito. Depois, Sapelli recebe a informação via telégrafo do Rio de Janeiro e transmite-a (com voz radiofónica, por supuesto) através de um megafone virado para a rua. Do cabo do telégrafo, há um outro fio, ligado ao equipamento de transmissão portátil de Sapelli para os 76 aparelhos em todo o Uruguai.
A ideia ganha forma e dá outro passo em frente em 1924, mais precisamente no dia 2 Outubro, quando se dá a primeira transmissão de rádio ao vivo durante o Argentina vs Uruguai. Um jornalista da LOR Radio Argentina apresenta-se no Estádio Sportivo Barracas, em Buenos Aires, para relatar a vitória argentina a um mês da Copa América. O primeiro golo de sempre da rádio é do extremo-esquerdo do Hurácan, um tal Cesáreo Onzari, e é de canto directo. Aliás, é ‘o’ canto directo. É o primeiro canto directo de sempre e aquele que dá origem à expressão golo olímpico, uma vez que o Uruguai é o campeão olímpico em título.
Mais à frente, o primeiro relato de futebol na Europa é um Arsenal vs Sheffield United em 1927, cortesia BBC. E o primeiro relato ao vivo de um evento desportivo é um combate de boxe entre Jack Dempsey e Georges Carpentier, na Nova Jérsia, a 2 Julho 1921.