Great Scott #493: Quem é o árbitro português do único cara ou coroa da 1.ª divisão com uma moeda soviética do tempo do Estaline?
Rosa Santos
Árbitro do dérbi do brinco de Vítor Baptista, da final do Europeu sub18 em Moscovo entre Hungria e URSS e da Supertaça europeia entre Sampdoria e Milan, entre outros jogos, muitos outros, Rosa Santos é ainda autor de uma proeza inaudita na 1.ª divisão.
Estamos em Outubro 1977, é a 5.ª jornada com Belenenses vs Vitória FC no domingo à tarde. No meio-campo, Rosa Santos recebe os capitães Carlos Pereira e Tomé. Cumprimentos para aqui, cumprimentos para ali e toma lá a pergunta da praxe ‘cara ou coroa?’ Quando exibe a moeda, nem um nem outro querem acreditar. Em vez de ser o nosso escudo, é um rublo. De um lado, a cara de Estaline. Do outro, a foice e o martelo.
Tomé dá a vez a Carlos Pereira e este devolve a gentileza. Tomé diz cara. ‘Nem sabia o que dizer tal a surpresa. Qualquer escolha era uma posição política e disse cara porque a moeda estava virada para cima’. Por exclusão de partes, Carlos Pereira é foice e martelo. Rosa Santos lança a moeda e sai foice e martelo.
Ganha o Belenenses. O capitão escolhe campo, o Vitória sai com a bola. Noventa minutos depois, acaba 1:0 para o Belenenses. O golo é de Eurico Caires, pai de Bruno, na transformação superior de um livre directo.