Great Scott #585: Quem é o treinador mais novo a chegar a uma final europeia?

Great Scott Mais 07/15/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #585: Quem é o treinador mais novo a chegar a uma final europeia?

Bob Houghton

Ponto de partida: André Villas-Boas é o mais novo treinador de sempre a ganhar um título europeu, com 33 anos e 213 dias no tal 18 Maio 2011, quando o FC Porto ganha 1:0 vs Braga em Diublin, golo de Falcao a passe de Guarín, ainda na primeira parte. E é, desde então, o terceiro mais jovem a chegar a uma final europeia.

O segundo é o brasileiro Ricardo Gomes, com 32 anos e 151 dias em 1997, ao serviço do Paris SG naquela final perdida para o Barcelona de Bobby Robson, à custa de um penálti de Ronaldo fenómeno num onze com três portugueses entre Baía, Couto e Figo.

O primeiro é o inglês Bob Houghton, com 31 anos e 229 dias em 1979. Se o nome é pouco sonante na alta roda do futebol, acrescentamos o modesto Malmö. Para tonar a cena mais picante, juntamos a competição Taça dos Campeões. Isso mesmo, Bob Houghton leva o Malmö à final da Taça dos Campeões, em 1979. É ainda hoje a única equipa sueca na decisão da mais importante competição europeia.

Para chegar a Munique, o Malmö elimina Monaco (1:0 no conjunto das duas mãos), Dínamo Kiev (2:0), Wisla Cracóvia (5:3) e Austria Viena (1:0). Na final, encontra outro ilustre estreante, o Nottingham Forest de Brian Clough. Frente a frente, duas equipas da classe baixa do futebol europeu e ambas de cidades pequenas: Malmö com 233 mil habitantes, Nottingham com 253 mil.

O Nottingham é ligeiramente mais forte com um golo de Francis aos 45’+1 – curiosamente é a estreia europeia de Francis, contratado em Fevereiro ao Birmingham por um milhão de libras (é o primeiro jogador inglês a chegar a essa barreira dos sete dígitos) e impedido de jogar pela UEFA por três meses, até Maio.

O Malmö joga a final sem três habituais titulares (o defesa Roy Andersson, o médio Bo Larsson mais o capitão Staffan Tapper, todos lesionados) e vai-se abaixo. Bob Houghton ainda permanece mais um ano na Suécia e despede-se em 1980 com a conquista da quarta Taça da Suécia em seis anos. Ficará para sempre conhecido como English Bob, um treinador inovador na Suécia com as introduções de pressão alta, marcação à zona, armadilha do fora-de-jogo e líbero (já agora, o English Roy é Roy Hogdson, outro inglês de reconhecidos méritos na Suécia na mesma época de Houghton).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *