Great Scott #592: Quem é o capitão mais novo na Liga dos Campeões?
Rúben Neves
A 1.ª divisão 2014-2015 começa animada. Falamos ainda do sorteio. Nunca Porto e Marítimo se encontram na jornada de abertura. É histórico, está bom de ver. Para apimentar, o FCP apresenta um treinador novo (o espanhol Julen Lopetegui) e o Marítimo um da sua terra (Leonel Pontes).
Rrrrrrrrola a bola, sai o Porto ao ataque, uma dinâmica mantida ao longo dos 90 minutos, com critério e dinâmica. O Marítimo arrisca pouco, sai pouco do seu meio-campo e, para cúmulo, sofre o primeiro golo aos 11 minutos: canto na esquerda, a bola desvia em Gegé e Rúben Neves atira de primeira, sem hipótese para Salin. Está feito o 1:0, está marcado o primeiro golo da liga 2014-15, obra de um adolescente de 17 anos.
Nascido a 13 Março 1997, Rúben Neves já cometera o feito de ser recordista como titular do Porto para jogos da 1.ª divisão com apenas 17 anos, cinco meses e dois dias. Vem o golo e a febre de Rúben aumenta. O miúdo tem categoria e dá cartas no meio-campo, tanto em Portugal como lá fora e o FC Porto atinge os ¼ final da Liga dos Campeões, eliminado pelo Bayern de Guardiola (3:1 no Dragão, 1:6 em Munique).
Na época seguinte, em Outubro 2015, o FC Porto entra outra vez na Liga dos Campeões e o bom do Rúben aproveita a lesão de Maicon para fazer novamente história como o capitão mais novo de sempre da competição europeia, vs Maccabi Telavive (2:0 no Dragão), aos 18 anos e 221 dias – adeus a um recorde de 12 anos, estabelecido em Setembro 2003 pelo holandês Rafael van der Vaart no Ajax vs Milan.
Até ao final dessa época 2015-16, Rúben é o capitão do FC Porto europeu em mais quatro ocasiões, vs Maccabi (fora), Dínamo Kiev (casa), BVB (fora) e BVB (casa).