Great Scott #613: Único a defender dois penáltis pela selecção portuguesa AA?
Vítor Baía
Ao longo da história, desde 1921 até aos nossos dias, a selecção portuguesa usufrui de 78 penáltis a favor, 49 dos quais resultam em golo (o rei é Ronaldo, com 16). Ou seja, falha 29 (o rei é novamente Ronaldo, com 7).
Na lista dos penáltis sofridos, Portugal acumula 55. Golos, 45. Sobram dez, os falhados. Desses dez, nove guarda-redes enfrentam o dilema dos 11 metros e Vítor Baía é o único a defender dois.
O primeiro é em 1997, do grego Frantzeskos (0:0, Atenas). É um jogo a feijões e, ainda assim, importantíssimo para a história trágica do nosso futebol. Dez minutos antes do penálti, aos 57′, Sá Pinto reage mal à substituição de Artur Jorge (entra Nuno Gomes) e daí aos chutos & pontapés no Jamor é só um mês de distância.
O segundo é em 2000, do turco Arif (2:0, Amesterdão). É o primeiro jogo dos 1/4 do Euro. Na primeira parte, Nuno Gomes desequilibra o marcador, de cabeça. À beira do intervalo, Couto faz penálti sobre Arif e cresce a lenda Baía, com uma defesa importantíssima a remate do mesmo Arif. A abrir a segunda parte, bis de Nuno Gomes e game over.
A lista dos outros heróis à baliza
Roquete vs Argentina (Monti)
José Pereira vs Checoslováquia (Masny)
Bento vs Dinamarca (Rontved)
Damas vs EUA (Davis)
Neno vs Luxemburgo (Weiss)