Great Scott #614: Quem marca dois golos de livre directo na homenagem a Joaquim Agostinho em Paris?
Sousa
O adeus repentino de Joaquim Agostinho em Maio 1984 deixa uma saudade imensa em toda a gente. Vai daí, dez meses mais tarde, em Março 1985, os jornalistas franceses organizam um jogo particular entre PSG e Sporting no Parque dos Príncipes.
É o Sporting de Toshack, acabado de empatar em Vila do Conde para a Taça de Portugal. Entre os convocados, nota-se o intruso Pedro Brito, lateral-direito emprestado pelo Cosmos (EUA). Entre as ausências, dois nomes de peso: Jordão e Manuel Fernandes.
O jogo está marcado para as 20 horas e é a cantora Linda de Suza quem dá o pontapé de saída, devidamente acompanhado pelo filho do ciclista, Miguel Agostinho. O PSG entra a dormir e o Sporting a todo o gás. Ao intervalo, 0:3.
O primeiro é de Sousa, aos 12 minutos, de livre directo à entrada da área, mais em jeito do que em força, e a bola a sobrevoar a barreira antes de embater no poste direito de Moutier. Aos 17′, Carlos Xavier apanha uma bola a jeito e toma lá disto a uns bons 35 metros da baliza. Aos 38′, mais um livre à entrada da área e mais um golo de Sousa, este num remate rasteiro e mais em força do que em jeito.
Na segunda parte, o Sporting arrisca o quarto golo da noite em variadíssimas ocasiões, as duas mais perigosas por Litos. O PSG também obriga Damas a trabalho extra e ainda marca o ponto de honra, através do camaronês Njo-Léa, de cabeça, aos 63′.