Great Scott #623: Em quem vota Carlos Queiroz para melhor do mundo em 1992?
Bergkamp
Melhor marcador do campeonato holandês em 1990 e 1991, Dennis Bergkamp repete o feito em 1992, num ano em que levanta a Taça UEFA pelo Ajax.
No caminho glorioso, Bergkamp marca seis golos e é o melhor marcador da equipa. Sozinho, resolve a eliminatória vs Osasuna, com um golo solitário em Pamplona e outro em Dusseldorf, onde o Ajax joga por castigo da UEFA.
No mês seguinte à conquista europeia, resolvida pela regra dos golos fora vs Torino (2:2 em Turim, 0:0 em Amesterdão), o bom do Bergkamp é chamado para o Euro-92 em representação da Holanda. No meio das feras Van Breukelen, Koeman, Rijkaard, Gullit e Van Basten, o avançado marca em três dos quatro jogos.
Logo a abrir, vs Escócia, é seu o 1:0 final. Segue-se o 0:0 vs CEI. A fase de grupos acaba com 3:1 vs Alemanha e Bergkamp assina o ponto com um golpe fabuloso de cabeça, após cruzamento de Winter desde a direita e indicação de Van Basten, marcadíssimo pelo inevitável Kohler. Na ½ final, é dele o momentâneo 1:1 vs Dinamarca.
Até final do ano, Bergkamp continua a facturar pelo Ajax como se não houvesse amanhã. Na eleição da Bola de Ouro, com votos dos jornalistas, Bergkamp é terceiro com 53 pontos, atrás de Van Basten e Stoitchkov. Na eleição da FIFA, com votos dos seleccionadores, os dois primeiros mantèm-se, já o terceiro é Hässler. O nome de Bergkamp cai para 7.º e o único voto em primeiro é de Portugal, cortesia Carlos Queiroz, então treinador de Portugal na qualificação para o Mundial-94.