Great Scott #654: Primeiro capitão estrangeiro a levantar a Taça de Inglaterra?

Great Scott Mais 10/27/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #654: Primeiro capitão estrangeiro a levantar a Taça de Inglaterra?

Cantona

Nunca uma equipa festejara duas vezes a dobradinha em Inglaterra até 1996. Nunca um estrangeiro levantara a Taça de Inglaterra como capitão até 1996.

Insistimos, até 1996.

A 11 Maio 1996, Manchester United e Liverpool entram em Wembley para discutir a Taça de Inglaterra. O Liverpool é favorito pela vantagem no confronto directo nessa época 1995-96, com quatro golos de Fowler espalhados pelo 2:0 em Anfield e 2:2 em Old Trafford.

O United é favorito pela história recente, como campeões ingleses em 1993, 1994 e 1996 mais as três finais consecutivas na Taça de Inglaterra (1994, 1995 e, agora, 1996). Dobradinha em 1994, portanto. Dois anos depois, com a suspensão de Cantona pelo meio, por agredir um adepto do Crystal Palace na sequência da expulsão, o United arrisca a segunda dobradinha.

Será?

Cantona é lançado como capitão e apresenta os companheiros à realeza, antes do apito inicial. Quando a bola rola, o United pressiona o Liverpool e roça o 1:0 em duas situações, primeiro com um pontapé de David Beckham à entrada da área, ainda na primeira parte, depois com um vólei de Eric Cantona no limite da pequena área, já na segunda. Em ambas as ocasiões, David James resolve a situação com defesas vistosas, para canto.

E é de um canto o solitário 1:0. James sai-se dos postes e soca no meio de um cacho de jogadores. A bola resvala para a entrada da área, onde Cantona recua um passo e acerta-lhe bem com o pé direito. É golo e não mexe mais. O United faz a segunda dobradinha da história e Cantona é quem recebe a taça, ao lado de Schmeichel.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *